Vídeo: Biólogo alerta para riscos no Rio Tietê em Araçatuba devido à presença de cianobactérias

Foto: Reprodução
Da redação Diego Alves
O biólogo Marcelo Oliveira, de Araçatuba (SP), recomenda que a população evite o uso recreativo das águas do Rio Tietê no município e não consuma peixes pescados no local até que os órgãos competentes garantam a segurança sanitária. O alerta foi feito após a identificação da cianobactéria Microcystis aeruginosa, conhecida como alga verde-azulada, altamente tóxica. Assista o vídeo no final da matéria

O biólogo autônomo Marcelo Oliveira, realizou a coleta de amostras após a mortandade de peixes e a coloração esverdeada do rio, analisando a água em laboratório com dois colegas. A presença da bactéria pode causar irritações cutâneas e danos ao fígado de humanos e animais. Segundo o biólogo, pescadores relataram alergias e problemas de pele, possivelmente relacionados à má qualidade da água.
A proliferação dessas cianobactérias ocorre devido ao excesso de nutrientes no rio, possivelmente vindos de esgoto e atividades agrícolas, agravados pelo calor, que acelera seu crescimento e reduz a oxigenação da água, prejudicando a fauna aquática.

Além dos riscos ambientais e à saúde, a situação pode gerar impactos econômicos, como aumento dos custos no tratamento da água, prejuízos à pesca e ao turismo. Entre as medidas urgentes recomendadas estão a redução da carga de nutrientes no rio, monitoramento contínuo da qualidade da água e reflorestamento das margens.
Vídeo







Compartilhem, deixe seu Like