Vereadores aprovam projeto de criação do Dia Municipal da Umbanda em Birigui
Da redação Diego Alves
O projeto criado pelos vereadores Tody da Unidiesel (cidadania), e o Wagner Mastelaro (PT), aonde o Dia Municipal da Umbanda será comemorado anualmente em 15 de novembro, foi aprovado na noite desta terça-feira (29).
Com 10 votos “sim”, contra 2 votos “não” dos vereadores Everaldo Santelli (PV) e Pastor Reginaldo (PTB), o projeto foi aprovado. Estiveram ausentes os vereadores André Firmino (PSDB) e Marcos da Ripada (União), o vereador e presidente Cesinha Pantarotto (PSD), não pode fazer o uso do voto por ser o presidente da mesa.
Projeto
Segundo o projeto de lei tem como objetivo “mobilizar a sociedade biriguiense acerca de um seguimento religioso importante, do ponto de vista do trabalho social, cultural e educativo desenvolvido na cidade; realizar ou promover seminários, conferências, palestras, feiras, exposições, encontros e outras atividades que visem o debate, a reflexão e o aprofundamento do conhecimento do segmento”.
Ainda visa reconhecer oficialmente esta religião secular e toda a sua contribuição para a cultura, costumes e histórias do Brasil, desmistificando e erradicando o preconceito e a discriminação sofridos por seus seguidores.
Dia Nacional da Umbanda
O Dia Nacional da Umbanda é comemorado anualmente em 15 de Novembro.
A data celebra a religião da Umbanda, considerada totalmente brasileira e criada a partir de características e misturas de crenças do catolicismo, espiritismo e demais religiões de origens africanas e indígenas.
Os umbandistas sofreram preconceito e discriminação por causa da religião no Brasil. Muitos associavam suas práticas umbandistas como satânicas.
No entanto, a Umbanda é mais um exemplo da rica diversidade cultural brasileira! Normalmente, os cultos são feitos em terreiros, onde os espíritos de caboclos, pombas-giras, orixás e crianças, incorporam nos médiuns, fazem aconselhamentos ou abençoam as pessoas presentes.
Origem do Dia Nacional da Umbanda
A Lei nº 12.644, de 16 de Maio de 2012, sancionada pela presidente Dilma Rousseff, oficializa o dia 15 de Novembro como Dia da Umbanda no país.
A data, no entanto, já era comemorada por milhares de pessoas – principalmente os umbandistas – há muito tempo, pois foi a data em que o espírito de um caboclo anunciou a fundação da nova crença.
Na verdade, a escolha do dia foi uma decisão das entidades federativas do Rio de Janeiro, durante a I Convenção Anual do Conselho Nacional da Umbanda.
Origem da Umbanda
A umbanda surgiu em 15 de Novembro de 1908. Neste dia, um espírito teria se manifestado pela primeira vez em um jovem médium de 17 anos, Zélio Fernandino de Moraes (1891-1975), e mandado criar um novo culto, a Umbanda.
Zélio estava sofrendo com uma paralisia que nenhum médico da época conseguia explicar. Um amigo da família do garoto aconselhou que o levassem para a Federação Espírita do Rio de Janeiro, onde o jovem foi “possuído” pelo denominado caboclo das Sete Encruzilhadas, anunciando que deveria ser fundada uma nova religião no Brasil.
Compartilhem, deixe seu Like 👍