Prefeitura de Birigui vai inaugurar primeira horta acessível do município, no Pedro Marin Berbel

Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Birigui, por meio do Fundo Social de Solidariedade, vai inaugurar no domingo (29/01), às 10h, a primeira horta comunitária acessível do município. O projeto fica no bairro Pedro Marin Berbel e servirá de modelo para implantação em outras regiões da cidade.

O espaço que fica na rua Ida Zin Paludetto, é dotado de 144 canteiros, com total infraestrutura, e capacidade para atender 36 famílias. Entre os diferenciais do projeto instalado no local está o espaço deixado para a circulação entre os canteiros, que foi pensado de maneira que possa facilitar o trânsito de pessoas com mobilidade reduzida.
Por se tratar de uma atividade de cultivo que demanda a utilização de grande quantidade de água, também foram instaladas torneiras a cada dois canteiros. Os atendidos no projeto também passam a ter assessoramento de um técnico agrícola para auxiliar no manejo.
O projeto de hortas comunitárias segue as regras aprovadas em lei municipal, sancionada no ano passado pelo prefeito Leandro Maffeis, após aprovação na Câmara Municipal.
A lei prevê dar destinação social a áreas ociosas, regularizar os espaços comunitários e o incentivo a práticas sustentáveis e de respeito ao meio ambiente.

ECONOMIA
Diferentemente do que ocorria no município, também foi regulamentada a comercialização de parte da produção, incentivando a economia comunitária. Desta forma, um terço da produção pode servir para gerar renda para as famílias.
A mesma proporção da produção deverá ser destinada para as entidades assistenciais do município, como contrapartida pela utilização do espaço. A terceira parte do todo ficará para o consumo das famílias inseridas no projeto.
“Nosso objetivo é contemplar várias frentes, entre elas a economia comunitária, a economia solidária e a segurança alimentar de muitas famílias de nossa cidade”, observou o prefeito Leandro Maffeis.
ÁREA PRODUTIVA

De acordo com levantamento do Fundo Social de Solidariedade de Birigui, atualmente o município tem aproximadamente 10 hectares (equivalente a 10 campos de futebol oficiais), de área plantada dentro do projeto hortas comunitária e agro comunitárias.
Dos 40 pontos existentes, seis deles são exclusivamente agro comunitários, nos quais trabalham um número reduzido de famílias e a produção pode ser toda destinada para a venda.
O projeto hortas comunitárias de Birigui atende cerca de duas mil famílias, admitidas a partir de cadastro e triagem. Interessados em ingressar no projeto podem procurar diretamente o Fundo Social de Solidariedade, que fica na rua Santa Tereza, 365, bairro Vila Xavier. Mais informações pelo telefone (18) 3643-1230.



Compartilhem, deixe seu Like





Homem se dá mal após quebrar caixa eletrônico e enfrentar GCM em Braúna
Aposentadoria do Professor: Você Sabe se Já Tem Direito? Descubra Como Funciona e Quem Pode se Beneficiar!
Condenado por crime da Lei Maria da Penha é capturado pela Polícia Militar em Birigui
Prefeitura de Birigui remarca show da cantora Renata Marin devido previsão de chuva
Ciclista é socorrido após acidente com automóvel em cruzamento da Vila Xavier, em Birigui
Mau tempo impede voo para captação de órgãos na Santa Casa de Araçatuba, mas córneas são doadas
Bispo abençoa novos sinos em celebração aos 130 anos da morte de Dom Luiz Lasagna