SP Sem Fogo leva “onça-pintada” à Paulista e alerta para risco de incêndios florestais

Da redação Diego Alves
Quem passa pela Avenida Paulista, na altura do Sesc, na região central da capital, se depara com uma “onça-pintada” sobre um dos relógios da via, ornamentado com folhas verdes.
A réplica da espécie ameaçada de extinção chama atenção para a Operação SP Sem Fogo, do Governo de São Paulo, e alerta para o risco de incêndios florestais e queimadas em todo o território paulista em decorrência das altas temperaturas e da estiagem.

Ao todo, a campanha de conscientização abrange 30 pontos na Avenida Paulista, entre painéis digitais e estáticos. Mas não só.
O Governo de São Paulo está intensificando a campanha, lançada no início de junho, e levado os alertas a áreas com grande circulação de pessoas, como terminais de transporte público, rodovias, postos do Poupatempo, relógios de rua e pontos de ônibus, além de campanhas em veículos de comunicação e internet.
De acordo com a Defesa Civil, a previsão para quarta (23) e quinta-feira (24) é de que algumas regiões, principalmente no oeste e noroeste paulista, atinjam status de emergência com o nível máximo de alerta para fogo. Uma intensa onda de calor provocará as altas temperaturas no decorrer das tardes, com termômetros atingindo facilmente valores acima dos 30°C em praticamente todo o estado.

A participação direta da população também é fundamental para impedir e mitigar a propagação descontrolada de incêndios em áreas verdes. O Governo de São Paulo pede que a população não queime lixo ou jogue bitucas de cigarro em vias públicas ou terrenos.
Quem solta balões comete crime ambiental, com pena de um a três anos de detenção e pagamento de multas. As denúncias podem ser feitas diretamente à Polícia Militar Ambiental ou ao Corpo de Bombeiros pelos telefones 190 e 193.
Compartilhem, deixe seu Like





Prefeitura de Araçatuba concede desconto de 10% no IPTU 2026 para contribuintes em dia
PM encontra cocaína em gaveta de agente de saúde dentro de UBS em Coroados
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Elyeser, em Araçatuba
Bebê de 7 meses morre após se engasgar em Guararapes
Falta de água gera reclamações em bairros de Birigui; Prefeitura divulga nota sobre manutenção emergencial
Incêndio atinge residência no Portal da Pérola II e jovem fica ferido ao socorrer o filho de apenas 4 anos
Show da Virada retorna e movimenta Coroados nesta quarta-feira
Homem é preso após ameaçar a mulher com arma de fogo, em Araçatuba
Motociclista é socorrido após colisão com Jeep em cruzamento de avenidas em Birigui
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro São José, em Araçatuba