Aluna de 12 anos acusa professora por injúria racial, em escola de Araçatuba

Da redação Diego Alves
Uma aluna de 12 anos, está acusando por injúria racial, uma professora da Escola Estadual Arthur Leite Carrijo, que fica no bairro Umuarama, em Araçatuba. O boletim de ocorrência foi registrado pela mãe da aluna, uma mulher de 39 anos.

De acordo com boletim de ocorrência, registrado pela mãe nesta terça-feira (26), o fato teria acontecido na última sexta-feira (22). Segundo a aluna, durante uma atividade na aula de projeto de vida, disciplina a qual a professora é orientadora, ela teria perguntado aos alunos quem já havia feito a apresentação. A aluna e uma amiga se colocaram a disposição para realizar a apresentação.
Ainda de acordo com a aluna, neste momento a professora a perguntou: “você quer ser o boneco de alcatrão?. Porque você já é preta e não precisa pintar”.

Segundo a mãe, a aluna passou o final de semana triste, mas acabou contando o ocorrido depois. A menina não teria dormido devido ao constrangimento que passou na sala de aula.
Durante o registro do boletim de ocorrência, a mãe da aluna decidiu representar criminalmente contra a professora.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação, que disse repudiar qualquer tipo de discriminação, seja dentro ou fora das escolas. Segundo a Secretaria, assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Diretoria de Ensino de Araçatuba aplicou um termo de orientação de conduta à professora, visando prevenir a recorrência desse tipo de comportamento e um supervisor foi encaminhado até a unidade para averiguar o ocorrido e o comportamento da docente, podendo resultar em sanções administrativas.

A Secretaria termina a nota dizendo que a responsável pela aluna foi chamada à unidade de ensino para uma conversa, juntamente com a equipe regional do Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – Conviva-SP, e o psicólogo que atua na unidade, que estão acompanhando o caso. A unidade irá realizar ações de conscientização junto aos alunos e professores, garantindo o acolhimento da estudante no ambiente escolar.
Compartilhem, deixe seu Like 👍





Crise: AEA demite técnico após nova derrota no Paulista da Série A4
Homem é preso por violência doméstica após ameaçar e agredir esposa e enteada em Birigui
GCM detém dois por pichação no córrego Biriguizinho e apreende materiais no Centro de Birigui
Com o “gol que o Pelé não fez”, Bandeirante vira no fim, vence a primeira e deixa a zona de rebaixamento da A3
Homem é preso após arrombar porta da Câmara Municipal de Piacatu
Motociclista de 28 anos morre após colisão contra canteiro central na Avenida João Cernach, em Birigui
12º BAEP prende homem com mandado por desacato e lesão corporal em Penápolis