Santa Casa de Misericórdia de Birigui completa 88 anos de história nesta sexta-feira (8)

Da redação Diego Alves
A Santa Casa de Birigui está completando 88 anos de história, dedicação e cuidados com a saúde da população nesta sexta-feira (08/12). Ao longo dos anos, o hospital esteve presente em episódios importantes do município, formando profissionais e contribuindo para a manutenção de vidas.

Essas mais de oito décadas de serviços prestados à comunidade desafiam a atual diretoria a aprimorar-se continuamente para cumprir com excelência a missão do hospital, que é de acolher e tratar os pacientes com humanização, ética, segurança e respeito.
“Neste momento comemorativo, nossos mais profundos agradecimentos à diretoria, colaboradores, médicos, prestadores de serviço e voluntários. Profissionais que se dedicam dia a dia pelo bem da instituição e para que a população receba o melhor atendimento”, frisou o prefeito.
HISTÓRIA
Primeiro hospital de Birigui, a Santa Casa iniciou suas atividades no dia 8 de dezembro de 1935, exatos 24 anos depois da fundação da cidade. Foi fundada por um grupo de pessoas de expressão socioeconômica e política, com a finalidade de cuidar, abrigar e amparar a população carente.
O prédio foi erguido em terreno doado por Nicolau da Silva Nunes, fundador de Birigui. A construção ocorreu por meio de campanhas e quermesses para arrecadação de materiais de construção e participação popular via mutirões. Durante muito tempo a parte assistencial foi prestada pelas irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus.
A Santa Casa é um hospital filantrópico responsável por 70% dos atendimentos aos pacientes do SUS. É referência em baixa e média complexidade para Birigui e mais dez cidades da microrregião, abrangendo uma população estimada em mais de 187 mil habitantes.

SANTA CASA EM NÚMEROS
O hospital possui 120 leitos de internação, sendo 76 destinados ao SUS, prestando atendimentos nas áreas de clínica médica, cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, ortopedia, pediatria e UTI adulto. Por mês, são atendidos em média 550 pacientes, tendo uma despesa mensal de R$ 3,9 milhões.
Conta ainda com Centro Cirúrgico com cinco salas, um Pronto Atendimento 24 horas (prédio anexo ao hospital para atendimento particular e convênios), e realiza ainda exames de mamografia, Raio-x, ultrassonografia, colonoscopia e endoscopia.
De janeiro a novembro deste ano, a Santa Casa realizou 22 mil exames laboratoriais para pacientes internados; 11.183 exames de imagem; 1.197 partos entre normal e cesárea, 3.808 cirurgias e 6.143 internações hospitalares, sendo servidas, em média, 650 refeições por dia.
Apesar da receita ser formada por pequenos repasses do governo federal, e de investimentos significativos da Prefeitura de Birigui, os custos de manutenção são muitos maiores do que a arrecadação. Essa situação vem gerando déficit mensal nas contas, mas o hospital mantém as portas abertas.

“Nesse mais de um ano de intervenção, conquistamos recursos junto ao governo estadual e deputados, realizamos melhorias estruturais e tomamos medidas para reduzir o déficit. Na assistência, implantamos processos e fluxos para que todos sejam atendidos com qualidade”, afirmou o interventor, Alex Brasileiro.
Compartilhem, deixe seu Like





Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira no Candeias em Birigui
Prefeitura informa que não haverá coleta de lixo na terça-feira de Carnaval
Homem é preso após agredir a própria mãe no Recanto Verde, em Birigui
Homem é preso após agredir a esposa com paulada na cabeça em Birigui
Homem é preso pela ROCAM após fuga e flagrante de motocicleta adulterada em Birigui
PM apreende armas de fogo após desentendimento familiar em Santo Antônio do Aracanguá
Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba