Dilador encerra contrato de câmeras em Araçatuba após questionamentos do Ministério Público
Foto: divulgação
Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Araçatuba anunciou o encerramento do contrato com a empresa Camerite Sistemas S.A., responsável pela instalação e operação de um sistema de monitoramento por câmeras com inteligência artificial. A decisão foi tomada pela gestão do Dilador no dia 21 de dezembro de 2024, após a abertura de um inquérito civil pelo Ministério Público (MP), que investiga possíveis irregularidades na contratação sem licitação.

O contrato, firmado no final de 2023 durante a gestão do então prefeito Dilador Borges (PSDB), tinha um valor de R$ 889 mil no primeiro ano. A justificativa para a dispensa de licitação foi a exclusividade do serviço oferecido pela empresa, mas o MP solicitou uma perícia técnica do Caex (Centro de Apoio Operacional à Execução) para avaliar se há outras empresas capazes de prestar o mesmo tipo de serviço.
Com a troca de gestão em 2025, o prefeito Lucas Zanatta (PL) revisou o contrato e optou por não renová-lo diante das questões levantadas. A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana destacou que a decisão foi motivada pelos apontamentos sobre a inexigibilidade da licitação.
Apesar da rescisão do contrato, as 60 câmeras instaladas pela Camerite permanecem em funcionamento enquanto se aguarda o parecer técnico do Caex. De acordo com a Prefeitura, caso seja comprovada a exclusividade do serviço, o contrato poderá ser renovado com ajustes. Caso contrário, será realizado um processo licitatório para contratar uma nova empresa.

O sistema de monitoramento, implantado em 2023, foi desenvolvido para combater a criminalidade, fiscalizar o trânsito e coibir o descarte irregular de lixo. As imagens eram compartilhadas com diversas forças de segurança, como a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil. Contudo, algumas funcionalidades prometidas, como a aplicação de multas de trânsito por meio das câmeras, não foram implementadas.
O caso segue em análise, e a Prefeitura aguarda as conclusões do MP para definir os próximos passos.
Compartilhem, deixe seu Like





ROCAM prende homem por tráfico com mais de 1,3 mil pinos de cocaína em Araçatuba
Profissionais das UBSs rurais de Araçatuba recebem voto de aplauso na Câmara
Acadêmicos de Medicina auxiliam atendimento a paciente estrangeira em Araçatuba
Força Tática captura homem procurado pela Justiça no bairro São Rafael, em Araçatuba
GCM recupera bicicleta furtada que foi comprada por adolescente em Araçatuba
Faltas em consultas médicas nas UBSs de Araçatuba ultrapassam 12 mil de junho a dezembro
Homem é detido após agredir jovem e ferir GCM no Centro POP de Birigui
Santa Casa de Araçatuba esclarece atendimento a paciente vítima de acidente em Birigui
Mobilidade Urbana de Birigui intensifica fiscalização na empresa de ônibus circular após denúncias
Ciclista fica ferido após colisão com carro em cruzamento de Birigui