Artigo Reflexão: Do mesmo modo, continuemos olhando para Ele

“…antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz.” Filipenses 2.7-8
Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges
Eu já tive e tenho algumas pessoas como referência, das quais procuro olhar os exemplos de vida e ação nesse mundo. É bem verdade que algumas me decepcionaram e frustraram minhas expectativas. A essas deixei de olhar com frequência, mas continuo desejando o bem a elas. Mas ainda me restam bons exemplos que continuo aprendendo e seguindo.

Interessante notar que a palavra “seguindo”, pelo menos ao meu ver, acabou se desgastando e perdendo o seu significado principal. Na era das redes sociais tão diversificadas, a gente pode estar seguindo pessoas que não tem nada a ver com a gente; simplesmente porque vimos algo e clicamos em cima já estamos seguindo. Também há muitas pessoas nos seguindo que não têm a menor afinidade conosco, sequer trocam mensagens e uma boa conversa, mas estão ali. Fenômenos da era digital.
Os irmãos e irmãs filipenses e nós também, somos convidados a olhar fixamente, seguir o exemplo e ter a mesma disposição do Cristo de Deus. Jesus, o enviado e que veio em nome do Senhor nos deu o maior exemplo de vida a ser seguido. Esse seguimento sim, tem em seu bojo o significado mais coerente, verdadeiro e confiável que possa existir.
Nesse pequeno texto apostólico nos são mostrados três exemplos de conduta das quais podemos nos beneficiar ao seguirmos Cristo. Imaginemos que Jesus tivesse um perfil no Instagram e lá Ele colocasse seus principais ensinamentos e vídeos de suas ações. Você seria um seguidor ou uma seguidora Dele? Você compartilharia e repostaria Seus conteúdos? Mesmo que Suas falas fossem muitas vezes impopulares e não instagramáveis?
Paulo, o Apóstolo, nos mostrou três ótimos exemplos de Jesus. O primeiro é seu esvaziamento; Jesus não se permitiu escravizar-se pelo egoísmo, pelo contrário, estava o tempo todo ocupado e pensando nas outras pessoas. O Seu interesse sempre foi as necessidades e o bem-estar físico, mental e espiritual daqueles e daquelas que o seguiam.

O segundo exemplo de Jesus é que Ele se fez servo, não no sentido da escravidão, Ele nunca seria escravo da humanidade, mas no sentido de estar a serviço, Ele estava em missão. A Ele foi dada uma tarefa de mostrar na prática o estilo de vida no Reino de Deus e proporcionar a salvação para a humanidade, e isso Ele cumpriu perfeitamente.
Terceiro exemplo foi sua obediência à vontade de Deus. Ele se doou por completo ao projeto divino indo até a cruz. Quem olhar fixamente para a cruz e optar em seguir a Cristo certamente encontrará a vida eterna.
Rev. Adi Éber Pereira Borges†
Compartilhem, deixe seu Like