Prefeito de Andradina é condenado a mais de 5 anos de prisão por trabalho escravo

Da redação Diego Alves
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região condenou nesta terça-feira o empresário Mário Celso Lopes a cinco anos e quatro meses de prisão por trabalho escravo. Lopes é atualmente prefeito de Andradina (SP) pelo PSDB. A informação é da Revista Veja.

Em 2009, 21 seringueiros foram resgatados em condições análogas à escravidão em uma propriedade do prefeito paulista no Mato Grosso. Lopes e seu filho Mario Celso Lincoln Lopes foram condenados à prisão em 2017 pela 7ª Vara Federal do Mato Grosso, mas apelaram e conseguiram suspender a sentença até ontem. Assim, o empresário pode se candidatar à prefeitura de seu município nas últimas eleições locais.
Os trabalhadores não possuíam registro em carteira, havia discriminação contra trabalhadoras mulheres, servidão por dívida e condições degradantes. Não havia instalações sanitárias nem equipamentos de proteção para a aplicação de agrotóxicos. As residências em que os seringueiros moravam também apresentavam condições precárias.

O relator do caso no TRF-1, desembargador Cândido Ribeiro, negou a apelação de Lopes e de seu filho, mas reduziu a pena em oito meses, considerando a reparação do dano. Agora, o empresário corre o risco de ser cassado da prefeitura, porque seria inelegível pela Lei da Ficha Limpa. A decisão caberá à Câmara Municipal de Andradina.

Fonte: Araçatuba em Foco
Compartilhem, deixe seu Like 👍





Confira o calendário do PIS/Pasep 2026 e como consultar se tem direito ao abono salarial
GCM de Araçatuba orienta foliões para evitar furtos e confusões no Carnaval
Araçatuba é campeã geral na 8ª Copa de Karatê em Promissão
Projeto Anjos da Guarda de Araçatuba retoma atividades em 2026
Homem de 39 anos morre após passar mal em UBS de Araçatuba
Secretaria de Saúde começou a vacinar profissionais da Atenção Básica contra a dengue
Prefeitura de Birigui promove 2ª edição do CarnaFamília com programação gratuita e inclusiva