Criação de cargos efetivos está em pauta na primeira ordinária do semestre, em Birigui

Da redação Diego Alves
A pauta da primeira sessão ordinária do semestre conta com sete itens, sendo cinco inéditos e dois resultados de adiamentos em sessões anteriores. A reunião acontece a partir das 19h de terça-feira, 2 de agosto, com transmissão ao vivo.

Entre as matérias que voltam à discussão após terem sido adiadas está o projeto de autoria do Executivo que cria cargos efetivos no quadro dos servidores da Prefeitura. Há cargos com exigência de Ensino Médio completo e outros para formados em Psicologia e Assistência Social.
Para os cargos de Assistente Social Educacional e Psicólogo Educacional estão previstas duas vagas de cada, e carga horária de 30 horas semanais. Ambos devem ter a formação superior específica de suas áreas e atenderão nas unidades escolares municipais de forma itinerante.
Já para ocupantes com o Ensino Médio completo, o projeto contempla sete vagas de Orientador Social, dez vagas de Secretário de Escola e 60 vagas de Oficial Administrativo, além de 65 novas vagas para o cargo de Auxiliar de Vida Escolar – criado em fevereiro deste ano, quando foram instituídas 85 vagas. A carga horária para esses cargos é de 40 horas semanais.

Fim do recesso
A outra matéria anteriormente adiada é o Projeto de Resolução que extingue o recesso legislativo que acontece na Câmara no mês de julho. De autoria do vice-presidente da Câmara, vereador Andre Fermino (PSDB), a matéria também reduz o período de recesso que acontece entre dezembro e janeiro.
É chamado recesso legislativo o período em que ficam suspensas as sessões ordinárias, embora sejam mantidos os atendimentos à população nos gabinetes e nos setores administrativos da Casa. Durante o período, sessões extraordinárias podem ser convocadas a qualquer momento.
Atualmente, o recesso acontece durante todo o mês de julho e também de 16 de dezembro a 31 de janeiro – como é praticado na maioria das casas legislativas do Brasil. Além de extinguir o recesso do mês de julho, a proposta em pauta estabelece redução no período de recesso da virada de ano, passando a ser de 16 de dezembro a 15 de janeiro.

Reconhecimentos
A pauta conta com outros três documentos de autoria de vereadores.
O primeiro deles estabelece como obrigatória a execução semanal dos hinos Nacional e de Birigui nas escolas de ensino fundamental tanto da rede pública municipal quanto particulares. De autoria do parlamentar Marcos da Ripada (PSL), a proposta traz entre os objetivos a valorização dos hinos e o desenvolvimento do patriotismo no ambiente escolar.
As outras duas propostas foram protocoladas por iniciativa do vereador Vadão da Farmácia (PTB).
Uma delas inclui no calendário oficial de eventos do município o Campeonato Série Ouro e Prata de Futebol de Salão. A atividade, que vem sendo desenvolvida este ano na cidade, deve ser efetivada pelo Poder Público com o seguinte calendário anual: série Prata disputada no mês de junho e série Ouro promovida em agosto.
O outro projeto apresentado por Vadão concede à Associação de Diabetes Juvenil da Região Noroeste Paulista —ADJ o Diploma Honra ao Mérito. A motivação da homenagem é a comemoração do 30° ano de fundação da instituição, que promove ações voltadas à defesa e garantia de direitos dos diabéticos, além de orientações de prevenção e serviços que auxiliam na qualidade de vida.

Executivo encaminha revogação de lei apontada pelo MP
Também faz parte dos assuntos em votação na sessão ordinária do dia 2 o projeto do Executivo que revoga a Lei Municipal n° 6.441, de 16 de outubro de 2017 que, “Institui, no âmbito do sistema municipal de ensino, proteção as crianças de textos, imagens, vídeos e músicas pornográficas, e dá outras providências”.
Conforme despacho do Ministério Público do Estado de São Paulo encaminhado à Prefeitura Municipal, a lei viola princípios constitucionais, interferência em competência legislativa que só deve ser preconizada pela União, por tratarem de regras sobre direito civil, além de diretrizes e bases da educação nacional e assunto referentes à infância e juventude.
Gratificação
E completa a pauta da reunião o projeto, também do Executivo, que cria a função gratificada de Coordenador de Serviço Socioassistencial. Se aprovada, a função, que deve fazer parte do quadro da Secretaria Municipal de Assistência Social e ter jornada de 40 horas semanais, será exercida por titular de cargo efetivo de assistente social ou psicólogo.
Conforme o texto do projeto, o servidor designado para a função atuará nas unidades CRAS, CREAS, Centro Pop, Centro Dia do Idoso e acolhimentos institucionais.
A função gratificada implica no acréscimo de 15% na remuneração do ocupante.

Eleição
Nos momentos finais da sessão ordinária, será realizada a votação para eleição da mesa diretora que coordenará os trabalhos da Câmara no biênio 2023/2024. (saiba mais)
Ao vivo
As sessões da Câmara contam com transmissão ao vivo no canal aberto de TV local 18.3 e pela internet – no canal Câmara Birigui no Youtube e página facebook.com/camarabirigui.
Também é possível acessar a transmissão na página inicial deste site. Terminada a sessão ordinária, a gravação audiovisual do evento fica disponível no Youtube.

Compartilhem, deixe seu Like 👍





PM recupera motocicleta roubada no Jandaia ll, abandonada no bairro Portal do Parque, em Birigui
Câmara defende revogação de decreto federal que afeta estudantes com deficiência e APAEs, em Penápolis
Polícia Militar flagra tráfico de drogas e prende dois homens em Birigui
Casal tem carro alvejado por vários tiros após sair de culto religioso em Birigui
Secretaria de segurança de Birigui conclui instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos
Substituição da bomba do Poço Profundo Jardim Aeroporto é concluída com sucesso em Birigui
Ações integradas da Secretaria de Mobilidade Urbana fortalecem a conscientização no trânsito em Araçatuba
Homem é multado em R$ 1.500 por manter jabutis em cativeiro em Araçatuba