Ações integradas da Secretaria de Mobilidade Urbana fortalecem a conscientização no trânsito em Araçatuba
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, intensificou as ações de educação e fiscalização no trânsito nos primeiros dez meses de 2025, buscando promover maior conscientização e o respeito às normas entre os condutores.

O foco do trabalho é garantir que motoristas e pedestres compreendam a importância de seguir a legislação e a sinalização viária para a convivência harmoniosa nas vias públicas.
A secretaria realizou, nestes primeiros dez meses do ano, um trabalho articulado, com a execução de mais de 16 mil serviços neste sentido. A área de Educação para o Trânsito realizou 46 ações, englobando desde a Escolinha de Trânsito e Palestras (12 de cada) até a realização de Pits Stop (17) e Cursos de Pilotagem (5). Essas iniciativas visam levar o conhecimento das regras e a importância do comportamento prudente diretamente à população.
Paralelamente, o trabalho de fiscalização e intervenção na infraestrutura foi significativo. Os agentes de trânsito executaram 7.316 serviços, com destaque para 2.946 fiscalizações e 2.712 averiguações de trânsito.

SINALIZAÇÃO
O investimento em infraestrutura e manutenção da sinalização é outro pilar desta ação. No que tange à sinalização horizontal, foram executados 1.553 serviços pela própria secretaria, e a empresa terceirizada realizou 555 serviços adicionais.
A revitalização da sinalização de “Pare” foi um ponto de atenção, somando 447 revitalizações pela secretaria e 526 pela empresa terceirizada.
A sinalização vertical registrou 1.502 serviços, incluindo a implantação ou substituição de 384 placas de “Pare”, e 41 instalações de segregadores para fechamento de canteiro.
Além disso, a manutenção de semáforos resultou em 330 serviços, sendo 74 resets e 50 reprogramações de plano intermitente, os mais frequentes. A secretaria também se dedicou à questão da vegetação, com 131 podas realizadas para desobstrução de vias e placas.

ESFORÇO CONTÍNUO
Para o secretário municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Júlio César dos Santos, o trabalho integrado é a chave para os resultados positivos.
“Os números demonstram um grande esforço da nossa equipe em todas as frentes de trabalho. Desde a aplicação do conhecimento nas escolas e nas ruas, até a intensa manutenção da sinalização e a presença constante da fiscalização, estamos trabalhando para ordenar o fluxo de veículos e pessoas em nossa cidade. O objetivo é sempre o mesmo: incentivar que cada condutor e pedestre faça a sua parte, respeitando as regras, pois a atenção e o cumprimento da lei são fundamentais para que todos cheguem aos seus destinos sem intercorrências”, avalia.



Compartilhem, deixe seu Like





Motorista por aplicativo procura a polícia após ser chamada de “ladra” em rede social por causa de entrega
Homem de 65 anos morre após 11 dias internado depois de sofrer queda em frente de casa em Araçatuba
Convênio com Zatti é renovado e reforça atendimento nas UBS de Araçatuba
UniSALESIANO abre inscrições para Vestibular de Medicina do 2º semestre de 2026
PM flagra homem com 50 pedras de crack e prende acusado de tráfico no bairro Primavera em Araçatuba
PM Ambiental multa criador em R$ 500 por manter canário-da-terra sem identificação em Araçatuba
Chuva deve voltar a Birigui após semanas de tempo seco e baixa umidade
Homem procurado por dívida de pensão alimentícia é preso pela PM no Cidade Jardim, em Birigui