AES Brasil lança campanha de conscientização sobre queimadas em Nova Avanhandava
Foto: ilustrativa
Da redação Diego Alves
Com a chegada da temporada de estiagem, característica no início do segundo semestre, há um maior risco de queimadas. Para alertar a sociedade sobre a questão, a AES Brasil lança campanha de conscientização sobre queimadas, compartilhando orientações de segurança, essencial para prevenir esses incêndios. As ações acontecem no município de Buritama (SP), área de influência da Usina Hidrelétrica Nova Avanhandava.
As queimadas são extremamente prejudiciais à vida, afetando a saúde de pessoas, animais e plantas. Além disso, empobrecem o solo, resultando na queda da produtividade agrícola devido à perda de nutrientes e tornando-o mais suscetível à compactação, erosão e à infiltração da água.
Atividades como queimar lixo e deixar brasas de fogueiras sem apagar podem causar incêndios rapidamente, especialmente devido à baixa umidade do ar e aos ventos fortes típicos desta época do ano.
Confira outras dicas de segurança e prevenção:
Não descarte irregularmente garrafas e latas em estradas, terrenos ou florestas. Esses materiais podem ser inflamáveis causando autocombustão pela exposição ao sol e facilitando o surgimento de focos de incêndio em dias quentes e com baixa umidade;
Não descartar bitucas de cigarro próximos a área de vegetação, pois elas podem desencadear incêndios de grandes proporções;
Soltar balões é uma prática que pode causar grandes incêndios, além de ser crime ambiental conforme o artigo 42 da lei 9.605, de fevereiro de 1998.
A AES Brasil promove campanhas educativas de conscientização ambiental de forma recorrente e reforça a importância dessas medidas. Para mais informações ou denúncias, entre em contato com a Polícia Militar (190) e o Corpo de Bombeiros (193).
Daniel Iozzi, Engenheiro Hidrólogo da AES Brasil, reforça a mensagem e faz um apelo à comunidade. Confira:
Compartilhem, deixe seu Like