Agosto Branco: acadêmicos de Fisioterapia abordam sobre os perigos do cigarro eletrônico
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
Neste mês, o UniSALESIANO de Araçatuba, por meio do Curso de Fisioterapia, abraçou a campanha Agosto Branco, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa conscientizar a população sobre os perigos do cigarro eletrônico e reforçar os riscos já conhecidos do tabagismo tradicional.

A ação foi produzida pelo setor de saúde pública dos estágios supervisionados do curso, destacando-se pela criação de um vídeo educativo, disponível no YouTube e nas redes sociais, além da distribuição de brindes em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) onde os acadêmicos atuam.
A campanha, que está em plena veiculação durante todo o mês de agosto, tem como objetivo impactar, especialmente, os usuários e suas famílias, alertando sobre os danos à saúde causados pelo uso de cigarros eletrônicos, que vêm ganhando popularidade entre os mais jovens, muitas vezes sem o devido conhecimento dos riscos associados.
O projeto contou com a participação dos acadêmicos do último ano de Fisioterapia: Thaís Panini, Eloísa Martins, Rafaela Conde e Ana Maria de Lima. “Eles foram responsáveis pelo desenvolvimento do roteiro, elaborado em uma linguagem acessível e atrativa para o público jovem”, disse o docente Fernando Henrique Benedito, que esteve à frente da direção, filmagem e edição do vídeo, com supervisão da docente Carolina Vicentini Verdi e colaboração da docente Graziele Simões e da Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Profª. Carla Komatsu Machado.

Além do vídeo educativo, os alunos levaram a campanha diretamente às UBSs onde realizam seus estágios, como a “Maria Tereza de Andrade”, às terças-feiras, e a do “Pedro Perri”, às quintas-feiras. “Nessas unidades, eles apresentam o vídeo e discutem o tema com os usuários do SUS, destacando os perigos do uso dos cigarros eletrônicos e do tabagismo tradicional. Como forma de reforçar a mensagem e criar um impacto duradouro, são distribuídos panfletos informativos acompanhados de uma bala”, comentou Fernando.
Compartilhem, deixe seu Like





Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba
Crise: AEA demite técnico após nova derrota no Paulista da Série A4
Homens são baleados na noite deste sábado no bairro Jussara, em Araçatuba
Motociclista de Araçatuba que estava desaparecido é encontrado
GCM de Araçatuba orienta foliões para Carnaval seguro nos ranchos e na área urbana
Mães denunciam suposto abuso sexual contra filhas de 11 anos em Araçatuba
2° CarnaFamília leva alegria, inclusão e tradição ao Parque do Povo em Birigui
Motorista de 67 anos fica ferido após capotamento na vicinal Nicola Barbieri em Coroados
Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira no Candeias em Birigui