“Amigo de Sangue”: Madrinha de capitação de sangue de Birigui reúne 24 doadores em Barretos
Da redação Diego Alves
A funcionária Pública Maria Bruno, moradora da cidade de Birigui (SP), reuniu no último sábado (21), cerca de 24 amigos para realizar um passeio diferente. Maria Bruno é madrinha de capitação de sangue do Hospital de Amor de Barretos. O grupo de amigos foram até o hospital e realizaram a doação de sangue.
Com apoio da prefeitura, que liberou um micro-ônibus e um motorista que também realizou a doação de sangue, a madrinha de capitação de sangue, conseguiu reunir 24 doadores que realizaram esse lindo gesto de amor ao próximo. O nome do projeto é “Amigo de Sangue”.
Gratidão
Em contato com a reportagem do Birigui Notícias da Hora a Madrinha, Maria Bruno disse que é muito gratificante reunir amigos para este ato tão importante, por fim ela deixou uma mensagem, “Minha primeira viagem de muitas que virão, seja um amigo de sangue”.
Salvar vidas
A doação de sangue é um ato voluntário que pode ajudar a salvar muitas vidas. Em cada doação, uma pessoa doa, no máximo, 450 ml de sangue e essa única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas. Vale destacar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação. Além disso, doar sangue é um ato seguro e todos os materiais usados no procedimento são descartáveis. Desse modo, não há riscos de você ser contaminado ao doar sangue.
Várias são as situações em que uma pessoa necessita de sangue.
Entre as situações mais conhecidas, podemos citar as cirurgias de grande porte, transfusão para pacientes com doenças crônicas, como a doença falciforme e após acidentes graves.
Requisitos para doar sangue
A doação de sangue é um gesto voluntário e repleto de solidariedade, entretanto, ele não pode ser realizado por todas as pessoas, havendo alguns requisitos que devem ser obedecidos.
De acordo com o Ministério da Saúde, são requisitos para doação de sangue:
Fotos
Compartilhem, deixe seu Like 👍