Artigo Reflexão: “Adquirindo clareza e transparência da fé”
Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges
“…antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados
para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós…” 1 Pedro 3.15
Professar a fé, seja ela qual for, exige três coisas: responsabilidade, clareza e transparência. Em contrapartida, oferece a paz, a esperança e o ânimo.
Vamos pensar um pouco sobre isso?
Quero te provocar usando um exemplo bastante atual; estamos novamente entrando num período eleitoral, em poucos dias ouviremos e veremos muitos discursos e propagandas eleitorais, mas preste bastante atenção, uma boa parte dos políticos, principalmente aqueles e aquelas que se tornaram políticos profissionais, dominam a arte de falar muito e comunicar quase nada.
Propositadamente, suas falas não possuem clareza e muito menos transparência levando-os a fazer discursos irresponsáveis.
Prometem muito, anunciam ideias mirabolantes, mas quando perguntados não conseguem ou não querem mostrar de forma clara e transparente como irão cumprir tais promessas; muitos nem conhecem o cargo que pretendem ocupar e nem sabem quais recursos terão. Mas a ideia é essa mesma, gambelar a sociedade com lindas falas que não transmitem absolutamente nada.
Se não conhecermos bem a fé que professamos, insisto em dizer que seja ela qual for, corremos o risco de cair no mesmo erro dos políticos. Se não tivermos clareza e transparência com aquilo que acreditamos e seguimos, poderemos enganar a nós mesmos e as outras pessoas de forma altamente irresponsável.
Assim, quando formos responder, defender, justificar e propagar a razão da esperança que há em nós e a fé que seguimos, precisamos adquirir senso de responsabilidade, ter clareza e entender profundamente aquilo em que se crê e também transparência ao mostrá-la ao mundo.
Responsabilidade – Com a fé não se brinca. Por mexer com a vida e a existência humana, a fé precisa ser levada a sério e com honestidade; além disso, o exercício da fé deve nos levar à maturidade que é um outro braço da responsabilidade. Agindo dessa maneira alcançamos a paz que é a vivência em harmonia nas diversas relações que temos.
Clareza – A fé possui princípios e valores; possui também um alvo, destino e destinatário; há uma razão de ser. Todo ser humano possui inteligência e raciocínio, por isso a fé é explicável, mas para isso, é preciso conhecê-la; conhecendo-a adquirimos esperança.
Transparência – Toda expressão de fé é um tanto proselitista, mas para isso, não deve obscurecer o entendimento, não pode esconder nada e nem sonegar informações. Estando bem informados em relação a fé, ganhamos ânimo para seguir em frente.
Não basta ter fé, é preciso ter clareza, transparência e responsabilidade.
Rev. Adi Éber Pereira Borges†