Artigo Reflexão: Capacidade para amar e perdoar

Por: Adi Éber Pereira Borges
É certo que nos caminhos da vida, há encontros e desencontros, afetos e desafetos, têm aquelas pessoas que se gostam e há aquelas que o “ santo não bate ”. Com algumas criam se laços fortes de amizade que duram a vida inteira, em outras não há a menor afinidade. Talvez seja possível dizer que isto é inerente a vida humana, faz parte das relações sociais e de convivência.

Mas, por outro lado, também é parte da gênese humana a capacidade de amar e perdoar. Logo em sua concepção, e dentro do ventre materno o ser humano já começa a construir laços de afeto e de amor. Durante a sua caminhada na terra descobre o poder do perdão e da resiliência até mesmo para preservação de sua vida. Essa capacidade foi herdada do Criador; a humanidade foi feita à Sua imagem e semelhança; o Supremo Doador da Vida partilhou de si mesmo com aqueles e aquelas a quem deu a vida.
Voltando ao primeiro lado, infelizmente insistimos em continuar colecionando desafetos e dificultando o reestabelecimento da paz e da boa convivência quando não oferecemos o perdão, e nesse caso os prejuízos são nossos mesmo, pois a vida vai se tornando amarga, cheia de falsidades e muitos temores.
Mas Deus caminha para o outro lado da questão, pois, Ele novamente doando de si mesmo, envia o Seu Santo Espírito que capacita de forma plena as pessoas a amar e perdoar o seus semelhantes. Ganhamos força extra para o exercício do mistério pascal no dia a dia.
Jesus, após trazer paz aos seus discípulos e suas discípulas sopra lhes o Espírito Santo e lhes entrega o ministério da reconciliação. De agora em diante eles e elas deveriam ir pelos caminhos oferecendo amor e perdão. Quando perdoassem, teriam a confirmação do céu ao perdão oferecido, estavam altamente capacitados para isso. Mas, se seguissem suas próprias inclinações e retivessem o perdão, no céu também seria retido. Será melhor para eles e elas o caminho da paz, do amor e do perdão do que dormir com “ barulho na cabeça ”.

A maior evidência da plenitude e do batismo no Espírito Santo e ainda, a demonstração visível de uma vida espiritual é o fruto do Espírito (Gálatas 5.2225). É quando agimos no poder e na capacitação de Deus amando todas as pessoas e perdoando os erros cometidos.
Quem sabe, nesse exato momento, existe alguém que está nutrindo um amor por você e perdoando o seu erro. Muitas vezes erramos achando que estamos certos e acertamos quando reconhecemos que estamos errados.
Quando você achar difícil amar alguém e oferecer perdão ou até mesmo pedir perdão, lembrese, Deus já te capacitou para isso através do Espírito Santo.
Rev. Adi Éber Pereira Borges †
Compartilhem, deixe seu Like





Motociclista com licenciamento da moto vencido fica ferida em colisão com carro em Birigui
Bicicletas motorizadas seguem sendo apreendidas em Birigui pela PM após alteração na legislação
Secretaria de Governo de Araçatuba amplia captação de recursos
Polícia Militar prende casal e desarticula ponto de tráfico de drogas em bar de Coroados
Adolescente tem bicicleta motorizada apreendida durante fiscalização em Birigui
Parte dos alimentos arrecadados nos 100 anos de Glicério é destinada ao Hospital do Amor pela primeira-dama
BAEP captura homem procurado por estupro de vulnerável durante patrulhamento em Araçatuba