Artigo Reflexão: “Coloque-se no lugar da outra pessoa”
“Aleluia! Bem-aventurada a pessoa que teme ao Senhor e se compraz nos teus mandamentos. […] Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo.” Salmo 112.1 e 4
Por: Adí Éber Pereira Borges
Um dia desses, num desses grupos de WhatsApp dos quais participo estava acontecendo uma discussão sobre tomar café com ou sem açúcar. Havia os que eram favoráveis à utilização do elemento adoçante chamado açúcar, e houve vários argumentos que sustentavam a tese que café sem açúcar é intragável. Teve também o grupo que apaixonadamente sustentou que o café deve ser tomado sem açúcar, e a argumentação foi também muito forte e ampla, utilizando-se de teses sobre a qualidade de vida e a manutenção do sabor original da tal bebida.

Eu quase entrei na discussão, mas como eu já estive dos dois lados da “briga”, e atualmente tendo adotado a postura do equilíbrio, achei por bem ficar de fora da discussão. Afinal, para que entrar em bola dividida? O risco de alguém se machucar é muito grande. Essa é uma questão de foro íntimo, cada qual tem o seu gosto e a sua preferência; acho isso justo.
No caso, ser justo é respeitar, valorizar e acolher o gosto e a decisão de cada pessoa. Você gostaria que respeitassem seu jeito de ser e suas decisões? Comece por você, use desse expediente em relação às outras pessoas. Use e abuse da bondade e da misericórdia que você possui.
Acho que podemos concordar que Deus, independente da relação que cada um de nós tem com Ele, nos trata com bondade, misericórdia e quer o nosso bem. O Salmista descobriu uma coisa muito interessante, ele descobriu que as pessoas que possuem um profundo respeito, admiração e reverência por Deus, e que se satisfazem e seguem os mandamentos Dele com prazer e tolerância, são muito felizes. Por isso a expressão inicial de “Aleluia”, ou seja, uma expressão de louvor e agradecimento a Deus.
A vontade divina é que toda a humanidade aja conforme foi criada, semelhante a Deus, isto é, se Deus se relaciona com o ser humano com benignidade, misericórdia e justiça, assim também devemos nos relacionar com as outras pessoas. Esses são os mandamentos do Senhor; quem assim não procede, não teme e não ama a Deus.

Só conseguiremos ter esse estilo de vida e agradar a Deus se formos humildes e nos colocarmos sempre no lugar da outra pessoa. A isso damos o nome de empatia, o que também pode ser traduzido tranquilamente por amor.
Quando nos colocamos no lugar da outra pessoa, percebemos que gostaríamos de ser tratados com bondade, misericórdia e justiça (perdão, acolhimento e nova chance). Deus não se deixou levar pela arrogância, prepotência e vaidade, mas agiu com amor e graça. Ele espera de nós a mesma coisa. Sejamos muito felizes!
Rev. Adi Éber Pereira Borges†
Compartilhem, deixe seu Like





PM encontra cocaína em gaveta de agente de saúde dentro de UBS em Coroados
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Elyeser, em Araçatuba
Irmãs são suspeitas por homicídio no condomínio Moradas, em Araçatuba
Homem é preso em flagrante por tentativa de furto qualificado em residência de Birigui
Defesa Civil emite alerta severo para chuvas fortes e orienta população de Birigui
Homem é preso por tráfico de drogas após denúncia no bairro Vila Bandeirantes, em Birigui
PM prende homem procurado pela Justiça durante evento na madrugada de domingo