Artigo Reflexão: “Do começo ao fim”
Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges
“Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso”. Apocalipse 1.8
Na minha vida existem muitas coisas começadas que não terminei e nunca chegarão ao fim. Os motivos são os mais variados possíveis, o que não vem ao caso. Ou talvez, até valha à pena pensar que no final das contas, seja porque sou apenas humano; muitas coisas ficam pelo caminho ou são deixadas de lado, por um tempo ou permanentemente. Algumas que eram apenas por um tempo, devido à finitude dessa vida terrena, tornaram-se permanente, não deu tempo.

Na solenidade do Cristo Rei fechando o Calendário Litúrgico, somos convidados e convidadas a refletir sobre a condição divino humana do Rei do Universo. Uma condição que vai para além do seu reinado, até porque, o reinado de Cristo transcende nossa compreensão, o seu reinado vai muito além do que conhecemos.
No texto apocalíptico de João temos as credenciais do senhorio soberano do Rei do Universo na história. Alfa e Ômega são a primeira e a última letras do alfabeto grego, incluindo tudo que se encontra entre elas. Segundo o biblista George Ladd, “Deus é o começo e o fim absoluto, e por isso, Senhor de tudo que acontece na história humana”. O próprio Deus deu a permissão para João registrar essa credencial.
Podemos enxergar três dimensões dessa soberania divina em Cristo Jesus; Nele está o começo e o fim de todas as coisas, Ele é o próprio início e o fim absolutos e Ele estava desde o início e estará no fim.

Não há como negar que tudo que conhecemos teve um início, um ponto na eternidade em que as coisas vieram a existir; a fé cristã acredita e prega esse início em Cristo, através Dele as coisas se fizeram e Nele terminarão. A nossa própria vida está em Suas mãos, Ele a deu e tomará para si de volta. Ele deu a ordem e o universo veio a existir, Nele se mantém e será restaurado.
Absolutamente, Cristo é eterno, é transcendente, a eternidade está Nele, aquele que é, que era, sempre foi e continuará para sempre. Por isso, sim, Ele é o começo e o fim absolutos, e se um dia quiser por fim em tudo, não há ninguém capaz de questioná-lo ou interpelá-lo. Ele tem todo poder e toda autoridade, Ele é o Rei do Universo.
Por fim, qual de nós estava lá quando tudo começou? Qual de nós deu “uma mãozinha para Deus”? Qual de nós determinou a nossa existência? Que estará vivo quando chegar o fim? Mas Ele, o Cristo de Deus, estava lá desde o começo. João, o evangelista, disse que Ele estava lá com Deus, era o próprio Deus. E como disse o Apocalipse, Ele há de vir, ou seja, estará no fim.

Mas será o fim? Ou será o começo? O fim que se torna início por determinação Daquele que é o Governante de tudo. Você participará desse fim/começo? Seu nome foi registrado entre os/as participantes? Do começo ao fim é Cristo quem governa o Universo!
Rev. Adi Éber Pereira Borges†





Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira no Candeias em Birigui
Homem é preso após agredir a própria mãe no Recanto Verde, em Birigui
Homem é preso após agredir a esposa com paulada na cabeça em Birigui
Homem é preso pela ROCAM após fuga e flagrante de motocicleta adulterada em Birigui
Crise: AEA demite técnico após nova derrota no Paulista da Série A4
PM apreende armas de fogo após desentendimento familiar em Santo Antônio do Aracanguá
Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba