Artigo Reflexão: “Do começo ao fim”
Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges
“Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso”. Apocalipse 1.8
Na minha vida existem muitas coisas começadas que não terminei e nunca chegarão ao fim. Os motivos são os mais variados possíveis, o que não vem ao caso. Ou talvez, até valha à pena pensar que no final das contas, seja porque sou apenas humano; muitas coisas ficam pelo caminho ou são deixadas de lado, por um tempo ou permanentemente. Algumas que eram apenas por um tempo, devido à finitude dessa vida terrena, tornaram-se permanente, não deu tempo.
Na solenidade do Cristo Rei fechando o Calendário Litúrgico, somos convidados e convidadas a refletir sobre a condição divino humana do Rei do Universo. Uma condição que vai para além do seu reinado, até porque, o reinado de Cristo transcende nossa compreensão, o seu reinado vai muito além do que conhecemos.
No texto apocalíptico de João temos as credenciais do senhorio soberano do Rei do Universo na história. Alfa e Ômega são a primeira e a última letras do alfabeto grego, incluindo tudo que se encontra entre elas. Segundo o biblista George Ladd, “Deus é o começo e o fim absoluto, e por isso, Senhor de tudo que acontece na história humana”. O próprio Deus deu a permissão para João registrar essa credencial.
Podemos enxergar três dimensões dessa soberania divina em Cristo Jesus; Nele está o começo e o fim de todas as coisas, Ele é o próprio início e o fim absolutos e Ele estava desde o início e estará no fim.
Não há como negar que tudo que conhecemos teve um início, um ponto na eternidade em que as coisas vieram a existir; a fé cristã acredita e prega esse início em Cristo, através Dele as coisas se fizeram e Nele terminarão. A nossa própria vida está em Suas mãos, Ele a deu e tomará para si de volta. Ele deu a ordem e o universo veio a existir, Nele se mantém e será restaurado.
Absolutamente, Cristo é eterno, é transcendente, a eternidade está Nele, aquele que é, que era, sempre foi e continuará para sempre. Por isso, sim, Ele é o começo e o fim absolutos, e se um dia quiser por fim em tudo, não há ninguém capaz de questioná-lo ou interpelá-lo. Ele tem todo poder e toda autoridade, Ele é o Rei do Universo.
Por fim, qual de nós estava lá quando tudo começou? Qual de nós deu “uma mãozinha para Deus”? Qual de nós determinou a nossa existência? Que estará vivo quando chegar o fim? Mas Ele, o Cristo de Deus, estava lá desde o começo. João, o evangelista, disse que Ele estava lá com Deus, era o próprio Deus. E como disse o Apocalipse, Ele há de vir, ou seja, estará no fim.
Mas será o fim? Ou será o começo? O fim que se torna início por determinação Daquele que é o Governante de tudo. Você participará desse fim/começo? Seu nome foi registrado entre os/as participantes? Do começo ao fim é Cristo quem governa o Universo!
Rev. Adi Éber Pereira Borges†