Artigo Reflexão: “É nos exigido fazer a escolha”
Por: Rev. Adi Éber Pereira Borges
“Então, respondeu o povo e disse: Longe de nós abandonarmos o Senhor para servirmos a outros deuses”. Josué 24.16
Eu gosto de ter opções para escolher. Para mim, faz um bem muito grande saber que eu tenho a possibilidade de escolha. Vou exemplificar o que estou a dizer: uma vez, no início da minha juventude, meu saudoso pai me presenteou com um relógio de pulso. Você pode imaginar a alegria que eu senti naquele momento. De fato era um relógio lindo e ainda dado pelo meu pai, ou seja, ele pensou em mim e gastou um pouco do seu tempo em escolher algo que ele queria me dar de presente.
Só tinha um problema, o relógio era digital, mas como meu pai era muito perspicaz, gentil e generoso, ele me falou assim: Filho, se você quiser outro modelo podemos trocar. Ele, gentilmente, me deu a chance de escolher; sim, eu não gostava muito de relógio digital, então fomos à loja e eu escolhi um com ponteiros, jovial e moderno, mas com ponteiros.
A nossa vida é feita de escolhas e consequências, ainda que não tenhamos o poder da escolha absoluta, pois, a soberania divina é sobre nós e é dominante sobre nossas escolhas, mas é nos dado o desafio de liberdades e escolhas. Se fizermos boas escolhas teremos consequências benéficas, se escolhermos mau colheremos consequências ruins.
Josué, líder preparado e já experiente, sucedeu Moisés no governo do povo hebreu. Participou ativamente das conquistas e estabelecimento do povo na Terra Prometida; viu muita coisa acontecer, presenciou muitos desvios de boas condutas, descaminhos nas decisões populares e também viu seu povo sofrer com consequências de suas escolhas.
Então, após fazer a divisão das terras entre as tribos, Josué reúne o povo, obviamente, quero crer que eram os líderes do povo, e coloca diante deles e delas a grande escolha da vida, tudo dependeria dessa escolha. O que vocês decidem? O que vos parece melhor? Ser ou não ser? Perceba aqui a grande responsabilidade de quem quer governar; não pode ser pelo dinheiro, não pode ser para benefício próprio ou de um grupo, mas é o bem comum a todos que está em jogo.
Josué e sua família já tinham escolhido, mas sem querer ser déspota deu ao povo o direito e a liberdade de escolher também. Fazer o que é certo ou na calada da noite e até mesmo à luz do dia fazer o que é errado? Abandonar os princípios e valores e vender a alma para as paixões mundanas ou permanecer firme na ética ainda que tenha perdas? O que vocês escolhem?
Escolhas e consequências… Quando precisamos escolher, isso gera dúvidas e receios. Eu conheço alguém que pode nos ajudar nisso, ele sempre tem boas palavras e uma ótima direção para nos dar; seus conselhos ficaram registrados no Livro Sagrado. Jesus tem palavras de vida eterna e perfeitas dicas para vida de hoje.
Rev. Adi Éber Pereira Borges†