Biênio 2023-2024 do Programa Saúde na Escola é lançado para 26 instituições de Birigui

Da redação Diego Alves
O Programa Saúde na Escola vai atender 11 creches, 11 EMs (Escolas Municipais), 1 EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil), 2 Escolas Estaduais e o CE (Centro de Ressocialização) de Birigui, no biênio 2023-2024, em Birigui. O lançamento do novo ciclo ocorreu nesta sexta-feira (24/02), no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura.

O lançamento foi marcado por uma palestra explicativa direcionada aos representantes das instituições participantes. Profissionais que estarão envolvidos com o trabalho abordaram as diretrizes do programa.
O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa do Governo Federal, por meio dos Ministérios da Saúde e Educação, cujo objetivo é unir as duas áreas para trabalhar as principais temáticas de prevenção de doenças e promoção de saúde com o público escolar.
A participação dos municípios é feito por meio de adesão, realizada a cada dois anos. Birigui já participou de ciclos anteriores.
Dentro das temáticas a serem trabalhadas o Governo Federal mapeia 13 ações que são contempladas pelo PSE. São elas: Saúde Ambiental, que contempla principalmente o combate ao Aedes aegypti; a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; a promoção da cultura da Paz e Direitos Humanos; prevenção das violências e acidentes; saúde sexual e reprodutiva; promoção da atividade física; promoção de doenças negligenciadas como a hanseníase; verificação da situação vacinal; saúde ocular; saúde bucal; alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil; saúde auditiva; e prevenção a covid-19.

Todo o trabalho nas instituições será realizado pelas equipes de Atenção Básica, que compreende os profissionais da ESF (Estratégia de Saúde da Família) e Nasf-AB (Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica), equipe de Saúde Bucal e a equipe do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses).
DIRECIONAMENTO
“Nosso principal direcionamento são as 26 instituições pactuadas, mas isso não nos limita, porque existem ações que serão levadas para as demais unidades escolares do município”, adiantou a coordenadora do Nasf-AB, Andréa Maria Castilho.

Para a secretária de educação, Iládia Cristina Marin Amadio, o programa é uma ótima oportunidade para envolver as crianças de diferentes idades em temáticas que irão contribuir para o desenvolvimento dos estudantes.
“São ações extraclasse que prendem a atenção dos alunos e demais participantes do programa que irão influenciar no ambiente escolar e dentro das famílias”, acredita a secretária.



Compartilhem, deixe seu Like





Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira no Candeias em Birigui
Prefeitura informa que não haverá coleta de lixo na terça-feira de Carnaval
Homem é preso após agredir a própria mãe no Recanto Verde, em Birigui
Homem é preso após agredir a esposa com paulada na cabeça em Birigui
Homem é preso pela ROCAM após fuga e flagrante de motocicleta adulterada em Birigui
PM apreende armas de fogo após desentendimento familiar em Santo Antônio do Aracanguá
Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba