Birigui abre Programa de Parcelamento Incentivado para contribuintes com dívida
Imagem divulgação
Da redação Diego Alves
Pessoas físicas e jurídicas que possuírem débitos tributários junto a Prefeitura Municipal de Birigui, podem aderir ao PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) 2025 e regularizar seus débitos que chegam a até 100% de descontos de juros de mora e multas, dependendo da forma de pagamento escolhido.

A medida também vale para os contribuintes que estão com seus nomes protestados por débitos municipais. Eles também terão a oportunidade de fazer o parcelamento regularizando a situação.
O Programa de Parcelamento Incentivado foi instituído pela Lei Municipal 7.581, de 12 de setembro de 2025, publicada essa semana no Diário Oficial Eletrônico do Município. A oportunidade é válida para dívidas acumuladas até 31 de dezembro de 2024.
Para aderir, os contribuintes precisam ir até a Secretaria de Tributação e Fiscalização, fazer o levantamento da pendência e indicar, dentro do programa, a forma que fará o pagamento.
Poderão ser incluídos no parcelamento do REFIS os débitos municipais, inscritos ou não em dívida ativa, como IPTU, ISS, ITBI, entre outros. Também poderão ser migrados para o REFIS os débitos que já estejam incluídos em parcelamentos ou acordos de dívida ativa em andamento.
Conforme a Lei que institui o PPI, o valor mínimo de cada parcela será de R$ 100,00 (cem reais), e, os descontos são concedidos em quatro faixas distintas, com datas limites para cada faixa, conforme o número de parcelas escolhido:

Para pagamento em até 3 (três) parcelas fixas mensais e consecutivas, com desconto de 100% de juros de mora e multa, o contribuinte tem até o dia 15 de outubro para a adesão;
Quem optar em saldar a pendência em até 6 (seis) parcelas fixas mensais e consecutivas, terá desconto de 80% de juros de mora e multa, terá até o dia 15 de novembro para aderir;
Já quem optar por parcelar em até 12 (doze) parcelas fixas mensais e consecutivas, com desconto de 70% de juros de mora e multa, terá até o dia 19 de dezembro para a adesão.
Há ainda a opção de parcelamento da dívida em até 24 (vinte e quatro) parcelas fixas mensais e consecutivas, cujo desconto garantido será de 50% de juros de mora e multa, cuja adesão também irá até o dia 19 de dezembro.
Segundo a Secretaria de Tributação e Fiscalização, o programa foi criado com o objetivo principal de incentivar a regularização fiscal dos contribuintes e ampliar a arrecadação municipal, destinando recursos para áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura.

A Secretaria de Tributação e Fiscalização de Birigui está localizada na rua Oswaldo Cruz, nº 146, no Centro da cidade. O atendimento ao público no local ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, sem interrupção para o almoço. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (18) 3643-6156.
Compartilhem, deixe seu Like





Mesmo com ensino médio completo, preso pode abater pena com ENEM
Homem de 34 anos é preso por tráfico de drogas após denúncia em Birigui
Operação “Birigui Mais Segura” mobiliza delegacias, GCM e GOE e fecha o cerco ao crime na Vila Bandeirante
Prefeitura e PM Ambiental lançam concurso cultural para alunos da rede municipal de ensino
Motociclista de 19 anos fica em estado gravíssimo após acidente em cruzamento de Birigui
Motociclista fica ferido após colisão na Avenida Nove de Julho, em Birigui
GCM de Araçatuba orienta foliões para Carnaval seguro nos ranchos e na área urbana