Brasileiro de Kart em Birigui encerra com três tricampeões, um bicampeão e quatro novos campeões
Maior competição do kartismo nacional reuniu quase 300 competidores no Speed Park. Próxima parada: Londrina em novembro com a disputa do Grupo 2 ( Fotos: Fábio Oliveira / Radical Motors)
Da redação Diego Alves
A temporada 2024 do kartismo nacional já tem os seus primeiros campeões brasileiros. Neste sábado (12), foram conhecidos os nove vencedores das categorias 4 Tempos, durante a disputa do Grupo 1 no kartódromo Speed Park, em Birigui, no interior de São Paulo.
Em sua 59ª edição, o Campeonato Brasileiro de Kart tem organização da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e somou neste grupo 289 inscrições. A competição ainda terá o Grupo 2 (para motores 2 Tempos) em novembro, em Londrina/PR, e o Grupo 3 (categorias Shifter) em dezembro, em Paulínia/SP.
Entre os campeões no Speed Park, três conquistaram o título brasileiro pela terceira vez, um deles tornou-se bicampeão de uma vez, vencendo em duas categorias neste sábado, e quatro celebraram a conquista inédita.
As disputas começaram com a garotada da Mirim, que como sempre deu um show. No final, a vitória ficou com o paulista Pietro Belizário, que este ano também faturou a Copa Brasil de Kart.
Na F4 Sênior 60+, o sul-mato-grossense Miguel Subtil conquistou o título com uma boa vantagem para os rivais, seguido pelo piloto da “casa” Mauro Padovesi, campeão na F4 Super Sênior Master.
Na Super F4, reunindo grandes campeões do kartismo nacional, o paranaense Murilo Fiore levou a melhor e chegou ao tricampeonato brasileiro.
Na Cadete, o goiano Theo Morgado celebrou o gostinho de ser campeão brasileiro pela primeira vez. O conterrâneo Theo Salomão venceu na F4 Júnior, uma das provas mais acirradas, e comemorou seu terceiro título no Brasileiro.
Na F4 Graduados, também com grandes feras na pista, o paulista André Castro foi mais um que chegou ao tricampeonato. E, fechando a lista de campeões em Birigui, o paulista Gustavo Rey não subiu apenas uma, mas duas vezes ao pódio. Foi campeão na F4 Sênior e na F4 Super Sênior.
Com a palavra os campeões do Grupo 1:
Mirim: 229-PIETRO BELIZARIO / FAUESC
“Nos treinos, não fui tão bem assim, mas evoluí bastante. Na primeira corrida, na quinta-feira, não fui muito bem também, mas hoje foi um dia muito especial”.
F4 60+: 555-MIGUEL SUBTIL / FAMS
“Eu já vinha me preparando há algum tempo. Apesar do incidente que tive essa semana e ter largado em 13º, fui remando e cheguei em segundo na Super Classificatória. Na Final, na terceira volta, eu já estava em primeiro. Fui abrindo e deu tudo certo. Mas não é fácil não. A competição foi muito acirrada”.
F4 SSM: 599-MAURO PADOVESI / FPARN
“Como sou da cidade, tenho a pista na mão, além de ter corrido com um ótimo equipamento. Comecei bem os treinos, mas fiquei em P2. Só que ganhamos as três classificatórias, largamos na pole e, finalmente, chegamos em primeiro na nossa categoria e conquistamos o título”.
Super F4: 025-MURILO FIORE / FAUESC
“Estávamos bem rápidos nos treinos e consegui fazer a pole na tomada de tempos. Na primeira classificatória, não peguei um motor muito bom, tive problema com o ‘bico’ e acabei caindo lá para trás. Foi um dia bem ruim pra gente. Já na Super Classificatória fiquei em terceiro e, então, na Final consegui largar de sétimo e conquistar a vitória”.
Cadete: 016-THEO MORGADO / FAUGO
“A semana foi muito boa, eu consegui ir bem nos treinos, me dediquei muito para vencer as quatro provas classificatórias e ganhei mais esta Final. Cheguei aqui com a expectativa de ganhar o campeonato, pois este é meu último ano de Cadete e eu me dediquei o ano inteiro por esse troféu e consegui”.
F4 Sênior e F4 Super Sênior: 911-GUSTAVO REY / FASP
“Eu e a equipe trabalhamos bastante durante a semana, na verdade, durante o ano inteiro. Todos fizemos um trabalho muito legal. A corrida da F4 Sênior foi muito difícil, acabei dando uma escapada nas duas primeiras voltas, perdi posição, mas me concentrei e consegui me recuperar. Nas classificatórias, estávamos indo bem, mas por conta da chuva acabamos ficando um pouco para trás. Na Super Classificatória, conseguimos ficar em P1 e veio a vitória.”
Sobre a conquista do segundo título na F4 SS:
“Não estou nem acreditando. Larguei em P5, a chuva atrapalhou nas classificatórias da Super Sênior também. Mas consegui largar bem na Final e já pulei para terceiro. Achei que não iria acompanhar o ritmo do (Alex) Grigoletto e do (Rodrigo) Piquet. Confesso que fiquei com medo. Mas deu certo, consegui passar e abri para a vitória. Queria agradecer à equipe e a todos que me ajudaram.”
F4 Júnior: 051-THEO SALOMÃO / FAUGO
“Tivemos vários desafios, por exemplo, eu nunca tinha andado aqui de F4 e vim me adaptando ao kart. Vim aqui para ganhar. A corrida foi bem caótica, muita gente tentando ganhar posição, mas eu consegui me posicionar bem para o final e conquistei o tricampeonato”.
F4 Graduado: 101-ANDRE CASTRO / FASP (F4 G)
“Foi uma semana muito boa. Cheguei aqui, tinha um kart que não era tão bom e precisamos trabalhar bastante durante os treinos, mas a partir da tomada de tempo já fiz o segundo lugar. Larguei todas as corridas ali em primeiro e segundo. Eu fiz três segundos lugares nas classificatórias. Já na Super Classificatória, eu ganhei e foi só fazer a mesma coisa na Final: administrar e pular ali pra frente. O kart estava muito bom”.