Câmara de Birigui abre Comissão Processante e Prefeitura se posiciona sobre denúncia
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
A Câmara Municipal de Birigui aprovou por unanimidade, na sessão desta terça-feira (24), a abertura de uma Comissão Processante (CP) para investigar denúncia apresentada pelo ex-vereador André Fermino (PP). O caso envolve suspeitas de uso irregular de equipes e maquinários da Prefeitura em obra na Avenida Paulo da Silva Nunes, em área ligada a um loteamento particular, além de possíveis irregularidades ambientais.

Foram sorteados para compor a comissão os vereadores José Avanço (MDB), Pastor Davi (PRD) e Marcos da Ripada (UB). O grupo terá prazo de 90 dias para conduzir a investigação, com análise de documentos e realização de oitivas. Ao final, será apresentado um relatório que poderá resultar no arquivamento ou no prosseguimento da denúncia. Caso seja considerada procedente e aprovada em plenário, a medida pode levar à cassação do mandato da prefeita Samanta Borini (PSD).
Durante a sessão, o vereador Marcos da Ripada destacou que exerce seu papel de fiscalização e afirmou que as supostas irregularidades já teriam sido levadas anteriormente ao Executivo, sem providências.
Em nota nesta quarta-feira (25), a Prefeitura de Birigui informou que recebeu com tranquilidade a abertura da Comissão Processante e negou qualquer irregularidade. Segundo a administração municipal, não houve uso indevido de recursos públicos, e as intervenções realizadas no local estariam dentro do planejamento urbano e do interesse público. O Executivo também afirmou que não houve infração ambiental e que todas as ações seguiram a legislação vigente, com as devidas autorizações.

NOTA OFICIAL DA PREFEITURA SOBRE O CASO
A Prefeitura Municipal de Birigui informa que recebeu com tranquilidade a instauração de Comissão Processante pela Câmara Municipal, reiterando seu absoluto compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito às instituições.
Esclarece-se que não procede a informação de utilização irregular de maquinário, equipamentos ou servidores públicos em benefício de empreendimento privado. Todas as ações realizadas no local mencionado observaram rigorosamente os limites legais e administrativos, não havendo qualquer desvio de finalidade ou uso indevido de recursos públicos.
No que se refere às intervenções realizadas, cumpre destacar que estas se inserem no contexto de planejamento urbano e viário do Município, estando amparadas por instrumentos administrativos regulares e compatíveis com o interesse público, não se tratando de execução de obra privada com recursos públicos.
Quanto aos aspectos ambientais, a Administração Municipal esclarece que não houve intervenção em Área de Preservação Permanente (APP), tampouco qualquer ação em desacordo com a legislação ambiental vigente. Todas as atividades foram conduzidas com observância das normas aplicáveis e, quando exigido, com as devidas licenças e autorizações dos órgãos competentes.

A Prefeitura reafirma que todos os atos administrativos relacionados ao caso encontram-se devidamente formalizados e aptos à verificação pelos órgãos de controle, permanecendo à disposição para prestar os esclarecimentos necessários.
Por fim, o Município reforça sua confiança de que os fatos serão devidamente esclarecidos, prevalecendo a verdade e a legalidade na condução de todo o processo.
Prefeitura de Birigui





GCM apreende motocicleta com registro de apropriação indébita e conduz condutor sem CNH em Birigui
Araçatuba conquista maior nota em Tecnologia da Informação e recebe dois prêmios estaduais
Birigui recebe vacina Pneumo 20 e amplia proteção infantil contra doenças respiratórias
Motociclista fica ferido após colisão com carro no Recanto dos Pássaros, em Birigui
Santa Casa de Araçatuba transfere seis crianças para UTI Neonatal após abertura de sindicância
Adolescente é apreendida após caso de agressão e ofensas contra estudante com TEA em escola de Araçatuba