Câmara de Birigui aprova criação da Loteria Municipal proposta pela prefeita Samanta Borini
Foto reprodução
Da redação Diego Alves
Câmara Municipal de Birigui (SP) aprovou em sessão na noite de terça-feira (11) o projeto de lei que cria a Loteria Municipal. A matéria é de autoria da prefeita Samanta Borini (PSD) e foi apresentada como uma forma de injeção de recursos no município, sem o aumento de impostos, e como uma “solução inovadora” para ampliar os investimentos na cidade.

Com a aprovação, o município agora se prepara para uma nova fase de estudos técnicos e jurídicos, com o objetivo de definir o modelo de operação mais vantajoso, que pode ser a gestão direta pela Prefeitura ou a concessão para uma empresa especializada, a ser escolhida por licitação.
A expectativa é que a loteria esteja em pleno funcionamento a partir de 2026.
Investimentos
Toda a arrecadação obtida com os jogos será, obrigatoriamente, investida em cinco setores fundamentais: saúde pública, educação, segurança pública, assistência social, cultura e esportes.

Além disso, a operação da loteria contribuirá para o caixa do município com o recolhimento de 5% de Imposto Sobre Serviços (ISS) sobre a receita bruta obtida com os jogos.
A lei prevê, ainda, a realização de auditorias periódicas pelo Controle Interno da prefeitura, com relatórios que serão publicados no Portal da Transparência. A fiscalização da operação ficará sob a responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Finanças.
Loterias próprias
Birigui se junta a mais de 70 outros municípios brasileiros que apostam em loterias próprias como uma alternativa de receita, um movimento que ganhou força após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que a exploração de jogos não é exclusividade da União.

O Poder Executivo tem agora 90 dias para regulamentar a nova lei e dar início aos trâmites para sua implantação.
Compartilhem, deixe seu Like





AGORA: Homem é morto a tiros em frente ao condomínio Moradas, em Araçatuba
Incêndio atinge residência no Portal da Pérola II e jovem fica ferido ao socorrer o filho de apenas 4 anos
Jovem tenta fugir da PM, resiste à abordagem e fica a pé em Birigui
ROCAM de Birigui tira mais duas armas de fogo de circulação, desta vez em Bilac
Iluminação histórica transforma a Estrada Caram Rezek e reforça segurança até o Bairro Taveira
Homem é preso após agredir mulher e causar lesão no ouvido da vítima em Coroados