Câmara de Penápolis aprova ampliação de tempo na zona azul e cria aviso prévio antes de multa
Foto reprodução
Da redação Diego Alves
A Câmara Municipal de Penápolis aprovou por unanimidade, na sessão de segunda-feira (8), um projeto de lei do vereador Paulinho do Esporte (União Brasil) que amplia para até 4 horas o tempo permitido de permanência na mesma vaga da zona azul no município. A medida, que ainda depende de promulgação do Executivo, altera a Lei Municipal nº 2.872/2023, responsável por instituir o sistema rotativo.

Durante a discussão, Paulinho do Esporte afirmou que sua defesa inicial era de permitir pelo menos 5 horas de uso da vaga, proposta que não obteve apoio suficiente para aprovação. Ainda assim, destacou que a mudança já representa um avanço, uma vez que o limite atual de 2 horas tem sido alvo de inúmeras reclamações de usuários.
O presidente da Câmara, Carlos Alberto Feltrin (MDB), e o vereador Dr. Rodolfo (PSD) apoiaram o projeto, considerando que quatro horas são suficientes para que os motoristas realizem diversas atividades na região central. Já o vereador Altair Reis (PL) defendeu a liberação total do tempo de permanência na vaga e questionou a cobrança da tarifa antes da abertura e poucos minutos antes do fechamento do comércio.
Aviso antes da multa
Os vereadores também aprovaram um projeto de Tiquinho (MDB) que cria o aviso de irregularidade antes da aplicação de multa pela falta de pagamento da zona azul.

A proposta estabelece que, caso o usuário não adquira a tarifa — seja no início do uso da vaga ou na renovação de uma ou quatro horas — ele receberá um aviso de irregularidade. A partir da data do recebimento, haverá um prazo de 72 horas para que seja efetuado o pagamento da tarifa pós-uso, junto à concessionária, colaboradores ou postos autorizados.
O valor dessa tarifa corresponderá a oito vezes o preço de uma hora do estacionamento rotativo.
Isenções adiadas
Também de autoria de Paulinho do Esporte, o projeto que prevê isenção da tarifa de zona azul para veículos conduzidos por idosos, pessoas com deficiência física e autistas foi adiado para fevereiro de 2026, quando deverá voltar à pauta.
Compartilhem, deixe seu Like





Polícia Penal lança visitas virtuais para migrantes internacionais no sistema prisional paulista
Câmara de Birigui devolve quase R$ 3 milhões do duodécimo à Prefeitura ao final de 2025
Câmara de Birigui rejeita projeto que criaria taxa do lixo no município
Alesp aprova isenção de IPVA para motos de até 180 cilindradas a partir de 2026
CadÚnico informa datas de encerramento e retomada de agendamentos em Birigui
Banco de Leite Humano de Araçatuba intensifica campanha por doações no fim de ano
ROCAM de Birigui tira mais duas armas de fogo de circulação, desta vez em Bilac
Iluminação histórica transforma a Estrada Caram Rezek e reforça segurança até o Bairro Taveira
Força Tática prende homem por tráfico de drogas em Andradina
Homem é preso após agredir mulher e causar lesão no ouvido da vítima em Coroados