Cerca de 35 mil presos são liberados em SP para ‘saidinha’ de Natal e Ano Novo
Imagem ilustrativa
Da redação Diego Alves
Nesta segunda-feira (23), cerca de 35 mil detentos do sistema prisional de São Paulo serão liberados para a saída temporária de Natal e Ano Novo. O benefício, que faz parte do processo de ressocialização dos presos, garante mais de dez dias de liberdade para os detentos, com uma pequena parcela sendo monitorada por tornozeleiras eletrônicas.

Embora o benefício seja legal e tenha como objetivo a reintegração dos detentos à sociedade, as estatísticas mostram que nem todos aproveitam o período para visitar a família. Uma parte dos liberados acaba retornando às atividades criminosas, como roubos e tráfico de drogas. Em 2023, mais de 1,5 mil presos não retornaram às unidades prisionais após o réveillon, levantando preocupações sobre os impactos sociais dessa liberação.
“É um anseio da sociedade que essa saidinha seja restringida. Nós estamos verificando o impacto social dessas saídas temporárias, que é o aumento da criminalidade e a reincidência”, afirma o jurista Paulo Hamilton.
Os detentos que cumprem pena em regime semiaberto têm direito a até cinco saídas temporárias por ano, desde que cumpram uma parte da pena e apresentem bom comportamento. Contudo, desde abril deste ano, uma nova lei restringiu as saídas para casos relacionados apenas ao estudo ou ao trabalho, embora as decisões judiciais ainda considerem que essa mudança na legislação vale apenas para condenações e execuções mais recentes.
“Ocorre que o legislador entendeu que é só daqui para frente. Até ter novas condenações e novas execuções, isso é no mínimo de 5 a 10 anos”, explica Paulo Hamilton, destacando a complexidade da interpretação dessa lei.

A saída temporária, portanto, continua sendo um tema polêmico, com muitos questionando a eficácia do benefício diante da reincidência de crimes durante o período de liberdade.
Compartilhem, deixe seu Like





AGORA: Homem é morto a tiros em frente ao condomínio Moradas, em Araçatuba
Incêndio atinge residência no Portal da Pérola II e jovem fica ferido ao socorrer o filho de apenas 4 anos
Jovem tenta fugir da PM, resiste à abordagem e fica a pé em Birigui
ROCAM de Birigui tira mais duas armas de fogo de circulação, desta vez em Bilac
Iluminação histórica transforma a Estrada Caram Rezek e reforça segurança até o Bairro Taveira
Homem é preso após agredir mulher e causar lesão no ouvido da vítima em Coroados