Cinco homens são condenados por exploração de “gatonet” em Penápolis
Operação foi realizada em agosto de 2023 (Foto: reprodução)
Da redação Diego Alves
Trabalho desenvolvido pelos promotores de Justiça Fernando César Burghetti e Richard Encinas, do CyberGAECO, resultou na condenação de cinco homens ligados à exploração de serviço clandestino de TV por assinatura, popularmente conhecido como “gatonet”.

Os réus foram enquadrados nos artigos 184 (violação de direito autoral) e 288 (associação criminosa) e, cada um deles foi sentenciado a 5 anos e 9 meses de reclusão em regime inicial semiaberto. Eles deverão ainda pagar R$ 5 milhões como valor mínimo para reparação dos danos materiais causados às empresas prejudicadas.
As investigações tiveram início após comunicação formal de uma empresa representante das operadoras de TV por assinatura, que identificou a oferta ao público de serviços ilegais de IPTV por meio de sites e plataformas irregulares. A partir desse alerta, apurou-se a existência de uma infraestrutura organizada para distribuir, mediante pagamento, sinais televisivos protegidos por direitos autorais, sem qualquer autorização dos titulares. A apuração revelou ainda que o grupo operava a partir de uma célula estruturada na cidade de Penápolis.
Com o cumprimento de mandados de busca e apreensão, a Polícia Civil coletou computadores, celulares, mídias e registros eletrônicos que demonstraram a operação do sistema ilegal, a gestão de usuários, cobranças, acesso aos painéis de controle das plataformas e a monetização do serviço. A análise pericial confirmou milhares de acessos aos sistemas usados para administrar o “gatonet”, além de listas de canais, arquivos de filmes e séries, evidências de revenda e comprovantes de movimentação financeira vinculada à prática criminosa, caracterizada pela oferta de conteúdo audiovisual mediante pagamento, com valores inferiores aos cobrados pelas empresas regulares.

Durante o processo, ficou comprovado que os envolvidos atuavam em associação criminosa estruturada, oferecendo pacotes de transmissão de conteúdo audiovisual mediante pagamento, com valores inferiores aos cobrados pelas empresas regulares.
Compartilhem, deixe seu Like





Acidente grave deixa um morto e sete feridos em estrada vicinal de Santo Antônio do Aracanguá
Prefeitura de Birigui e USP firmam convênio para projeto de transição energética
CDHU e prefeituras realizam plantões de atendimento do projeto CDHU Móvel nos 43 municípios da região de Araçatuba
Mulher fica gravemente ferida após acidente em Araçatuba; polícia procura motorista
Secretaria de Mobilidade Urbana recebe novo estoque de tinta para reforçar sinalização viária em Birigui
Birigui terá distribuição gratuita de mudas de árvores para calçadas, no sábado
Adolescente tem bicicleta motorizada apreendida durante fiscalização em Birigui
Parte dos alimentos arrecadados nos 100 anos de Glicério é destinada ao Hospital do Amor pela primeira-dama
PM de Birigui prende suspeita de participação em morte de motorista encontrado em canavial