Desfile de 91 anos da Revolução Constitucionalista reúne grande público no Ibirapuera

Da redação Diego Alves
O desfile cívico-militar em celebração aos 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 reuniu grande público na manhã deste domingo (9) no Parque do Ibirapuera, na capital. O governador Tarcísio de Freitas acompanhou a solenidade que marca a luta dos paulistas pela redemocratização do país após o golpe de Estado de Getúlio Vargas, em 1930.

“A revolução de 1932 representa muito para o Estado e para a nossa história. Os heróis do passado lutaram pela ordem constitucional, pelo estado democrático de direito e, por consequência dessa luta, tivemos uma nova constituição e o resgate da nossa autonomia. Devemos nos orgulhar desse movimento, que deve inspirar as futuras gerações”, afirmou Tarcísio de Freitas.
A tribuna de honra do desfile também recebeu os secretários estaduais Gilberto Kassab, (Governo e Relações Institucionais), Guilherme Derrite (Segurança Pública), Marcos da Costa (Pessoa com Deficiência) e Fábio Prieto (Justiça), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ricardo Mair Anafe, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, deputados federais, estaduais e vereadores paulistanos.
Além da Polícia Militar, o desfile reuniu integrantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana e representantes de entidades como a Associação de Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Associação Brasileira das Forças de Paz da ONU, escoteiros e instituições civis.

A cerimônia é organizada anualmente pela Polícia Militar e realizada no feriado estadual de Nove de Julho, em frente ao Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32. O local abriga os restos mortais dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, assassinados em 23 de maio de 1932 por tropas federais durante uma manifestação a favor de uma Assembleia Nacional Constituinte e o restabelecimento da democracia.
A morte dos quatro jovens deu início à mobilização paulista que culminou com o levante iniciado em 9 de julho de 1932, quando combatentes constitucionalistas iniciaram a defesa de São Paulo contra o avanço das tropas federais. O maior conflito do século 20 no Brasil reuniu civis e militares paulistas em combates armados contra as forças getulistas, com apoio maciço da população de São Paulo.
No dia 2 de outubro de 1932, o confronto na capital e no interior terminou com a rendição das tropas paulistas, mas se tornou símbolo da resistência de São Paulo em defesa da Constituição e da democracia. A Revolução Constitucionalista levou Getúlio Vargas a convocar uma Assembleia Constituinte e reabrir o Congresso com eleições gerais em 1934.

Mausoléu do Obelisco
O Mausoléu do Obelisco também é local de sepultamento de mais de 700 combatentes paulistas mortos na Revolução de 1932. O projeto do maior monumento da capital é do artista plástico ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, com construção em mármore travertino capitaneada pelo engenheiro alemão Ulrich Edler.
Também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, o Mausoléu foi inaugurado em 9 de julho de 1955. Tem 72 metros de altura e ocupa uma área de 1.932 metros quadrados
Compartilhem, deixe seu Like





Prefeitura de Araçatuba concede desconto de 10% no IPTU 2026 para contribuintes em dia
PM encontra cocaína em gaveta de agente de saúde dentro de UBS em Coroados
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Elyeser, em Araçatuba
Bebê de 7 meses morre após se engasgar em Guararapes
Falta de água gera reclamações em bairros de Birigui; Prefeitura divulga nota sobre manutenção emergencial
Incêndio atinge residência no Portal da Pérola II e jovem fica ferido ao socorrer o filho de apenas 4 anos
Motociclista é socorrido após colisão com Jeep em cruzamento de avenidas em Birigui
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro São José, em Araçatuba
Mulher condenada por tráfico de drogas é presa pela PM em Araçatuba
Glicério celebra 100 anos de história, progresso e orgulho para sua população