Dia do Oftalmologista: Profissionais são fundamentais ao ambulatório da Santa Casa de Araçatuba

Da redação Diego Alves
Nesta terça-feira ( 07) comemora-se o Dia do Oftalmologista , especialista fundamental em um ambiente hospitalar, que a exemplo da Santa Casa de Araçatuba é especializado em acompanhamento e tratamentos clínicos e cirúrgicos de doenças dos olhos classificadas na média e alta complexidades.

O hospital possui uma equipe composta por dez oftalmologistas especializados que realizam em média e 500 atendimentos/mês dentre primeiras consultas, acompanhamentos trimestrais e cirurgias em pacientes encaminhados pelos serviços municipais de saúde dos 40 municípios da região.
Os pacientes são atendidos em duas frentes de atendimento: no Ambulatório de Especialidades Médicas que funciona no hospital com estrutura para atendimentos eletivos e Centro de Especialidade em Saúde Auxilium, localizado no Bairro Santana. As duas unidades dispõem de tecnologia e excelência médica para consultas, diagnósticos e acompanhamentos. As cirurgias indicadas pelos especialistas são realizadas em sala especial do Bloco Cirúrgico da Santa Casa.
Através desse grupo especializado, os pacientes têm acesso à tratamentos de doenças oftalmológicas como Catarata, Glaucoma, Pterígio e Retinopatias diabética e hipertensiva. As duas unidades também realizam Capsulotomia com YAG Laser, procedimento realizado para remover a opacidade presente na cápsula do olho, mais especificamente, da cápsula posterior do cristalino.

Graças à capacitação da equipe de oftalmologistas, a Santa Casa de Araçatuba possui os únicos ambulatórios da região para realização de Vitrectromia (cirurgia ocular usada para tratar problemas da retina e do vítreo do olho). Os serviços deste ambulatório são realizados pelo professor-doutor em oftalmologia Rogério Neri Shinsato. Especialista em retina, Shinzato é membro Titular da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e possui trabalhos científicos publicados.
Casos de descolamento de retina e complicações por retinopatia diabética e hipertensiva são uns dos mais comuns. De acordo com Shinsato, os casos só podem ser tratados por meio de cirurgia. “Como somos o único ambulatório de Vitrectomia da região, as demandas são altas, em torno de 16 por mês”, afirma o oftalmologista. O Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de Araçatuba também conta com as atuações das oftalmologistas Mariana Previatto e Caroline Fornari.
As maiores demandas cirúrgicas são relacionadas à Catarata e Pterígio, que geram respectivamente médias de 60 e 40 cirurgias mensais. Os procedimentos são realizados em sala exclusiva no Bloco Cirúrgico, que está estruturada com equipamentos especiais pertencente aos médicos.

“A oftalmologia é uma especialidade que pratica um serviço de excelência para o hospital em sua missão de também tratar as doenças dos olhos, incluindo na alta complexidade em atendimentos para os casos de descolamento de retina”, define o administrador Luiz Otávio Barbosa Vianna, ao falar sobre a importância dos profissionais e da meta da instituição de incluir a Oftalmologia no Programa de Residência Médica.




Compartilhem, deixe seu Like





Homem é preso por tráfico de drogas no bairro São José, em Araçatuba
Mulher condenada por tráfico de drogas é presa pela PM em Araçatuba
Prefeitura de Araçatuba concede desconto de 10% no IPTU 2026 para contribuintes em dia
12º BAEP apreende adolescente com drogas no Condomínio Vitória, em Araçatuba
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Elyeser, em Araçatuba
Irmãs são suspeitas por homicídio no condomínio Moradas, em Araçatuba
Motociclista é socorrido após colisão com Jeep em cruzamento de avenidas em Birigui
Glicério celebra 100 anos de história, progresso e orgulho para sua população