Em reunião com vereadores, Santa Casa de Araçatuba recebe apoio e proposta de ajuda

Da redação Diego Alves
Antecipação de repasse de parte da economia do duodécimo orçamentário da Câmara de Araçatuba e apoio politico para destravar emendas parlamentares que não foram pagas por falta de dotação orçamentária na Secretaria Estadual de Saúde. Estas foram duas das propostas apresentadas na manhã desta terça-feira (28/2) pelos vereadores Antônio Edwaldo Dunga Costa (União Brasil), Luiz Boatto (MDB), Maurício Bem Estar (PP) e Regininha (Avante) em reunião com o corpo diretivo da Santa Casa de Araçatuba.

Foi o primeiro apoio presencial oferecido ao hospital, que a partir de amanhã (1/3), estará sob um plano de contingenciamento adotado pela diretoria para ajustar o funcionamento das atividades aos recursos financeiros disponíveis. A reunião havia sido agendada inicialmente para discussão de viabilidade da ampliação da quantidade de leitos do hospital e sobre o credenciamento para atendimento aos pacientes do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de S. Paulo).
“No entanto a grave situação do hospital, que tem quase R$ 20 milhões para receber, mas os pagamentos estão emperrados; e R$ 23 milhões para pagar entre vencidos ou a vencer quase que imediatamente, foi a prioridade da reunião”, afirmou o vereador Dunga Costa, autor dos dois projetos de resolução relacionados a atendimentos da população pelo hospital.
Emendas

Durante a reunião com o provedor Petrônio Pereira Lima, o administrador hospitalar Luiz Otávio Barbosa Vianna, o diretor clinico Célio Mori e o diretor técnico Carlos Mori, os vereadores ofereceram apoio para realização de uma força tarefa para destravar um total de R$ 4.36 milhões em emendas, de um total de R$ 9,5 milhões captadas pelo hospital em 2022, que ainda não foram pagas porque não constam no orçamento da Secretaria Estadual de Saúde.
O vereador Luiz Boatto, que indicou uma das emendas ao deputado estadual Itamar Borges (MDB) propôs se reunir com o DRS II (Departamento Regional de Saúde de Araçatuba) para iniciar o rastreamento sobre o que motivou o não pagamento.
Para o vereador Dunga Costa, questões administrativas podem ter ocorrido no caso desses restos a pagar. Porém, considerou “desigual o fato da Santa Casa de Ourinhos receber R$ 55 milhões em emendas parlamentares e a Santa Casa de Araçatuba que atende muito mais, pois representa 40 cidades, receber somente R$ 10 milhões”.
Por isso, Dunga Costa pretende aproveitar a mobilização pela ampliação dos leitos, para qual pretende reunir vereadores das comissões de saúde e prefeitos dos municípios atendidos pela Santa Casa de Araçatuba, para tratar sobre questões de emendas parlamentares.
“Chegou o momento de juntarmos forças para cobrar emendas daqueles deputados que têm votos nestas cidades sob o compromisso de ajuda-las. Vamos pedir que cada vereador da região acione o deputado que apoiou para apresentar emenda para a Santa Casa de Araçatuba”, anunciou o vereador.

A providência mais imediata que os vereadores pretendem realizar é o estudo para antecipação da economia do duodécimo da Câmara de Araçatuba. “Vamos conversar com a presidente Cristina Munhoz (União Brasil), com a Mesa Diretora, aqui representada pela vereadora Regininha e o prefeito Dilador Borges para discutir a viabilidade”, informou Dunga Costa.
O provedor Petrônio Pereira Lima considerou importante o apoio oferecido pelos vereadores. “Foram apresentadas propostas factíveis e vejo disposição e seriedade dos vereadores na busca coletiva por emendas junto a deputados estaduais e federais”. O hospital, sempre precisou dessa mobilização e neste momento difícil precisa ainda mais.





Compartilhem, deixe seu Like 👍





Motorista por aplicativo procura a polícia após ser chamada de “ladra” em rede social por causa de entrega
Homem de 65 anos morre após 11 dias internado depois de sofrer queda em frente de casa em Araçatuba
Chuva deve voltar a Birigui após semanas de tempo seco e baixa umidade
Homem procurado por dívida de pensão alimentícia é preso pela PM no Cidade Jardim, em Birigui
Operação Corpus Christi termina sem mortes nas rodovias da região, aponta Polícia Militar Rodoviária
Homem se apresenta à Polícia Civil e diz ter matado amigo em legítima defesa em Birigui