Empresários fazem ato ‘antiesmola’ para reduzir moradores de rua no Centro de Rio Preto
Comerciantes do Centro de Rio Preto estão realizando uma campanha para que os frequentadores do Calçadão não deem esmolas a pedintes e moradores de rua. Cartazes espalhados por lojas da região central, com o apoio do Sindicato do Comércio Varejista (Sincomercio), pedem para encaminharem moradores de rua ao Albergue Noturno e a entidade em vez de contribuir com ajuda financeira.
“Quer ajudar? Não dê esmolas. Dar esmolas é criar uma falsa esperança. Dê chance a dignidade”, anunciam os cartazes, que trazem os telefones do Albergue Noturno e da Casa de Cirineu, abrigo para moradores de rua mantido pela Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, de Jaci.
Segundo o Sincomercio, a campanha nasceu devido à alta demanda de pessoas em situação de rua que frequentam o Centro de Rio Preto. Segundo dados da Prefeitura, a população em situação de rua aumentou 11%, passando de 750 para 833 na cidade, do final do ano passado até o fim de abril.
“O objetivo é conscientizar a população que se solidariza com a situação para que as doações sejam destinadas aos órgãos específicos para este tipo de cuidados”, informou a entidade.
“Resolvemos fazer esses adesivos para que, de forma visual, a população entenda que dar esmolas não é o caminho para sanar o problema. Dar esmolas é uma forma de incentivar os que estão na rua a continuarem e também a chegarem novos moradores, devido à facilidade de se conseguir dinheiro. Para sanar o problema ou, pelo menos, amenizar, existem os locais corretos para se fazer doações, sejam elas em dinheiro ou com alimentos”, disse vice-presidente do Sincomercio, Ricardo Ismael.
A campanha já distribuiu 200 cartazes. Nos próximos dias, serão confeccionados mais 100, que também serão entregues a lojas fora do Calçadão, mais próximas do Terminal Rodoviário.
Fonte: Diário da Região