Ex-prefeito Leandro Maffeis rebate críticas de Samanta Borini em nota oficial

Foto: Reprodução
Da redação Diego Alves
O ex-prefeito de Birigui, Leandro Maffeis, enviou para a reportagem do Birigui Notícias da Hora na noite desta segunda-feira (6), uma nota oficial rebatendo as declarações feitas pela prefeita Samanta Borini e sua equipe em coletiva de imprensa. Durante o evento, a nova gestão afirmou ter encontrado a prefeitura em situação de colapso financeiro, com dívidas milionárias, precariedade nos serviços de saúde e transporte, além de cofres municipais vazios.

Maffeis classificou as declarações como “fora de contexto” e distantes das projeções do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Segundo ele, as estimativas mais pessimistas indicavam um déficit de R$ 64 milhões, valor inferior ao citado pela equipe de Samanta.
“Dados não consolidados”
Em sua nota, Maffeis questionou a ausência de dados concretos para embasar as acusações e ressaltou que o balanço financeiro de dezembro ainda não foi finalizado.
“Os dados não estão consolidados, e não foram apresentados dados ou planilhas que fundamentem as alegações. Apenas declarar uma quantia é insuficiente para demonstrar a real situação. Isso fica no campo da especulação”, afirmou o ex-prefeito.
Herança da gestão anterior
Maffeis também destacou a importância de contextualizar a situação financeira encontrada por sua gestão ao assumir o município, sugerindo que o cenário atual pode ser uma consequência das circunstâncias enfrentadas nos últimos anos.
“O que pode parecer um agravante, no final das contas, pode ser um cenário inevitável ou até adequado, dadas as circunstâncias enfrentadas. É necessário analisar a situação de forma mais técnica e responsável”, disse.
Pedido de documentos
O ex-prefeito informou que irá formalizar um pedido de acesso aos documentos e dados utilizados pela nova gestão para embasar as declarações. Ele reforçou o compromisso com a transparência e lembrou que, como cidadão biriguiense, também tem o direito de cobrar explicações.
“Registro, por fim, que amanhã mesmo estou solicitando todos os documentos que levaram o governo Samanta Borini a se manifestar nos termos da entrevista. Por mais criticado que seja, sou cidadão biriguiense”, concluiu.

A reportagem continuará acompanhando os desdobramentos e trará atualizações assim que houver novos esclarecimentos.
Para entender o contexto, leia a matéria com as declarações da prefeita Samanta Borini no portal: Samanta expõe caos deixado por Maffeis: dívidas milionárias, saúde e transporte em colapso e cofres vazios.

Nota oficial de Leandro Maffeis na íntegra
“Recebo com elevado espanto as declarações da Prefeita Samanta Borini e de sua equipe recém-empossada, proferidas na coletiva de imprensa deste dia 06/01/24. Muitos dados e informações foram apresentados fora de contexto e distantes até mesmo das previsões mais pessimistas do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, que estimavam cerca de R$ 64 milhões de déficit.
Alguns fatores são importantes e não foram mensurados na entrevista. Primeiro, os dados não estão consolidados, pois o balanço de dezembro ainda não foi finalizado.
Nessa linha, não foram apresentados dados e planilhas para fundamentar as alegações, sendo importante para todos a explicação técnica da forma como o valor foi alcançado. Pois apenas a declaração de uma quantia é insuficiente para demonstrar o estado de coisas, pairando apenas no campo da especulação.
Por fim, e não menos importante, faz-se necessário verificar a situação financeira encontrada quando a gestão anterior assumiu o município, pois, o que pode parecer um agravante, no final das contas pode ser um cenário inevitável, ou mesmo adequado, dadas as circunstâncias.
Por isso, ao agente público, sobretudo do Poder Executivo, é imperioso trazer dados e informações acompanhadas da fundamentação, pois os impactos de um discurso oficial são mais elevados do que aqueles vindos de conversas informais.
Registro, por fim, que amanhã mesmo estou solicitando todos os documentos que levaram o governo Samanta Borini a se manifestar nos termos da entrevista. Afinal, por mais criticado que seja, sou cidadão biriguiense.”
Compartilhem, deixe seu Like