Faltando água à 5 dias emissoras de TV mostram a situação precária de bairros em Birigui
Repórter da TV TEM e cinegrafista no bairro Portal da Pérola II (Foto: Diego Alves)
Da redação Diego Alves
Moradores do Bairro Parque Dom Pedro, Portal da Pérola 1 e 2, em Birigui (SP), reclamam que estão há pelo menos cinco dias sem água nas torneiras. Segundo eles, o fornecimento foi interrompido na última sexta-feira (06).
No final de semana, o Prefeito Municipal Leandro Maffeis apareceu através das redes sociais trajando uniformes da Defesa Civil relatando que a falta d’água seria por conta da estiagem. Já a nota da Prefeitura enviada na Sexta-feira (06), fala até em “multar” munícipes que estejam usando água de forma irresponsável. Porém acabou virando motivo de “chacota” nas redes socias, onde moradores relatam que “não serão multado pois nem água tem em suas residências”.
Nota da Prefeitura enviada na Sexta-feira (06)
Diante do clima seco e da escassez de chuvas que nossa região enfrenta, a Prefeitura Municipal de Birigui reforça a importância da economia de água. O atual cenário de queimadas e o baixo nível dos reservatórios tornam a gestão responsável dos recursos hídricos ainda mais crucial.
Conforme a Lei nº 5.895, de 5 de setembro de 2014, a Prefeitura está autorizada a intensificar a fiscalização em toda a cidade para combater o desperdício de água. Mesmo que não haja um estado de alerta formal, a supervisão será rigorosa e contínua. Infrações relacionadas ao desperdício poderão resultar em multas, aplicadas de acordo com o nível de desperdício constatado.
Para contribuir com a preservação dos recursos hídricos, é fundamental evitar práticas que levam ao desperdício. Portanto, evite:
– Lavar calçadas e ruas com uso contínuo de água;
– Manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d’água e reservatórios, tubos ou mangueiras vazando água continuamente;
– Lavar veículos com uso contínuo de água, exceto em lava-cars que utilizem sistemas que reduzam o consumo ou promovam a reutilização da água, conforme verificação durante o licenciamento.
A Prefeitura de Birigui conta com a colaboração de todos para enfrentar a seca de maneira responsável e assegurar a disponibilidade de água para todos. Agradecemos a compreensão e o esforço de cada cidadão na preservação deste recurso vital. Finalizou o setor de comunicação da prefeitura.
Em nota à TV TEM, a Prefeitura de Birigui informou que o problema está no Ribeirão Baixotes que é responsável por abastecer parte do município, Por conta da falta de chuvas, o nível do ribeirão baixou e, com isso, a quantidade de água captada é menor. Ainda segundo o município, não há problemas em equipamentos.
A TV TEM também recebeu reclamação de moradores de outros bairros, como Recanto dos Pássaros e Jardim do Lago.
Enquanto isso a população sofre, com o descaso, falta água para fazer o básico, como tomar banho, escovar os dentes e até mesmo lavar as roupas do dia a dia.
Colaboração: TV TEM