Plantão de Notícias

GCM de Birigui intercepta evento ilegal e apreende mais de 200 pipas preparadas com linha chilena

Foto divulgação

Da redação Diego Alves

A GCM (Guarda Civil Municipal) de Birigui interceptou um grupo que se preparava para realizar um evento de soltura de pipas, preparadas com material cortante, no bairro Quinta da Mata, no final de semana.

No local, os guardas apreenderam mais de 200 pipas que seriam soltas, confrontando a legislação municipal que proíbe esse tipo de prática na zona urbana do município. Esta foi a primeira apreensão de grande porte de pipas deste ano.

Além das pipas haviam rolos de fio preparados com material cortante, conhecido como “linha chilena”, pote contendo cola, vidro moído e rabiolas. Mais ofensivo que o cerol, feito de uma mistura de cola e cacos de vidro moído, a “linha chilena” é produzida com pó de quartzo e óxido de alumínio, o que torna ainda mais cortante.

“Todo o material foi levado e armazenado na sede da GCM e será incinerado, posteriormente”, afirmou o comandante da GCM, Antônio Carlos André Júnior.

O comandante contou que a operação foi deflagrada após receber denúncias anônimas e o print de um convite que estava sendo veículos pelas redes sociais.

Quatro pessoas foram apreendidas e conduzidas ao plantão da Polícia Civil.

Além da Lei Municipal 3.936/2001 que proíbe a soltura de pipas na área urbana de Birigui, o uso de material cortante na prática é considerado crime penal, previsto nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais.

Compartilhem, deixe seu Like 👍

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by