INSTALAÇÃO DE CÂMERAS DE SEGURANÇA EM BANHEIROS DE ESCOLA GERA POLÊMICA NO INTERIOR DE SP.
Da redação Diego Alves
A Diretoria de Ensino de Araçatuba(SP) vai apurar a instalação de câmeras de segurança dentro dos banheiros utilizados pelos alunos da Escola Estadual “Vítor Antônio Trindade”.
Um vídeo gravado por um aluno mostra a câmera em um canto do banheiro e, em outra parede, uma placa que diz: “sorria, você está sendo filmado”
À reportagem, alguns pais de alunos relataram que não concordam com a medida e alegaram que a instalação de câmeras tira a privacidade dos estudantes.
“Eu fiquei surpresa quando vi a notícia na internet, não estava sabendo. Acho que é uma invasão de privacidade”, afirma a mãe de um aluno.
Outra mãe diz que a filha parou de ir ao banheiro da escola depois que as câmeras foram instaladas. “Tira a privacidade dela. O banheiro é uma coisa muito íntima, vai expor muito a pessoa”.
Segundo a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), as câmeras serão retiradas e a instalação dos dispositivos nos banheiros não faz parte das diretrizes da pasta. A apuração do caso vai determinar se será adotada alguma providência administrativa cabível ao responsável pela instalação.
Outra polêmica:
Não é a primeira vez que a escola se envolve em polêmica. Em agosto de 2021, uma arte com a imagem da vereadora carioca Marielle Franco (PSOL) feita no muro gerou discussão entre internautas e moradores.
O mural foi feito com autorização do conselho escolar, composto por pais, professores e alunos. Além da imagem da vereadora, foi colocada a frase: “quiseram nos enterrar, não sabiam que éramos sementes. Marielle Presente”.
Nas redes sociais, algumas pessoas criticaram a pintura, argumentando que se tratava de uma atitude partidária. Já outros elogiaram a arte, dizendo que a vereadora exerceu papel fundamental na política. A arte foi apagada do muro após votação do próprio conselho no dia 27 de agosto.
Fonte: Cosmorama Em Dia