Plantão de Notícias

Jovem de 21 anos morre após 11 dias internada e terá órgãos captados; a mãe de 59 anos também morreu no acidente

Foto Divulgação

Da redação Diego Alves

Uma jovem de 21 anos teve morte cerebral constatada na manhã desta quarta-feira (12), na Santa Casa de Araçatuba. Ela foi uma das vítimas de um acidente de trânsito que levou a óbito a mãe dela, uma mulher de 59 anos e deixou ferida uma irmã de 33 anos. A família autorizou a captação dos órgãos, que começou por volta das 11 horas de hoje (13).

ACIDENTE

O acidente aconteceu na tarde do dia 01 de outubro, no km 1 + 600 da rodovia Gabriel Melhado (SP-461), em Bilac (SP), quando ainda por motivos a serem esclarecidos o GM/Corsa que elas viajavam capotou. A jovem de 21 anos era quem conduzia o veículo.

Consta no boletim de ocorrência, que a jovem de 21 anos conduzia um GM/Corsa, tendo como passageiras no banco da frente a irmã de 33 anos e, a mãe no banco traseiro.

A mulher de 33 anos contou aos policiais que momentos antes do acidente conversava com a mãe e, em determinado momento ouviu a motorista do veículo dizer em tom de susto “aí meu Deus”. Em seguida a jovem de 21 anos perdeu o controle do veículo que capotou em seguida.

A mulher de 59 anos foi socorrida em estado grave ao Pronto Socorro de Bilac e, depois transferida para o PSM (Pronto Socorro Municipal), de Birigui, onde os médicos informaram que ela já chegou sem vida, devido aos ferimentos que sofreu na região da cabeça.

Já a motorista de 21 anos, que teve morte cerebral confirmada ontem (12), ficou presa nas ferragens, mas foi retirada pelo corpo de bombeiros e levada ao PSM de Birigui, com ferimentos na cabeça, tórax e perfuração abdominal. Pela gravidade do quadro clínico, ela foi transferida para a Santa Casa de Araçatuba.

Por fim, a mulher de 33 anos, foi encaminhada ao Pronto Socorro de Bilac, também com trauma na cabeça, porém, com quadro estável.

DOAÇÃO

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) coordena na manhã desta quinta-feira (13), a captação de coração, fígado, rins e córneas da paciente de 21 anos.

De acordo com a assessoria de imprensa da Santa Casa, a paciente foi internada no dia (01), em quadro gravíssimo por politrauma e Traumatismo Craneano Encefálico. Ela passou por cirurgias e tratamentos intensivos mas não reagiu à esses tratamentos.

Foram realizados todos os exames do protocolo para investigação de morte encefálica que foram conclusivos na manhã de ontem (12). A família autorizou a doação dos órgãos.

Os órgãos serão captados por equipes dos hospitais Beneficência Portuguesa, de São Paulo, e o de Base, de São José do Rio Preto. Será a 10ª captação deste ano.

O coração será o primeiro órgão captado e deverá deixar o hospital entre 12h-13h. A equipe de captadores será escoltada por batedores da Guarda Municipal até o aeroporto Dario Guarita.

Compartilhem, deixe seu Like 👍

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by