Nação Zumbi traz sua sonoridade única e marcante para o Sesc Birigui nesta quinta

Da redação Diego Alves
Uma das bandas mais importantes e revolucionárias da música brasileira, a Nação Zumbi faz show no Sesc Birigui nesta quinta-feira (11), às 20h, na quadra poliesportiva. No repertório, os maiores sucessos de sua carreira e versões de músicas importantes na história da banda formada por Jorge Du Peixe (vocal), Dengue (baixo) e Toca Ogan (percussão), além dos músicos convidados Marcos Matias e Da Lua (alfaias), Tom Rocha (bateria) e Neilton Carvalho (guitarra).

Criada no início dos anos 1990, na capital pernambucana, a banda Nação Zumbi (ainda com o nome de Chico Science & Nação Zumbi), lançou seu primeiro álbum, “Da Lama ao Caos”, em 1994, marcando uma geração de jovens com sua sonoridade única e marcante.
O trabalho tornou-se um dos marcos do manguebeat, movimento que, ao lado da Bossa Nova e do Tropicalismo, é reconhecido como um dos mais importantes na contribuição da modernização da música brasileira. O manguebeat une ritmos tradicionais do nordeste brasileiro, como o maracatu, com rock, hip hop, funk e outros estilos, criando uma sonoridade única e altamente influente.
“Da Lama Ao Caos” foi eleito o melhor disco já feito no Brasil nos últimos 40 anos em uma enquete feita pelo jornal O Globo com 25 especialistas de todo o país. Em 2024, o disco completa 30 anos de seu lançamento.
Com Chico Science, a Nação Zumbi lançou também “Afrociberdelia (1996). Depois da morte precoce de Chico, em 1997, já com Jorge Du Peixe no vocal, a banda acumulou mais seis álbuns de estúdio – “CSNZ” (1998), “Rádio S.Amb.A” (2000), “Nação Zumbi” (2002), “Futura” (2005), “Fome de Tudo” (2007) e “Nação Zumbi” (2014), dois álbuns ao vivo que também viraram vídeos em DVD – “Propagando ao Vivo” (2006) e “Ao Vivo no Recife” (2012), além do CD “Mundo Livre S.A vs Nação Zumbi” (2012).

Nas três décadas de estrada em festivais importantes pelo país e exterior, o grupo experimentou várias formações, conseguindo se reestruturar e se reinventar ano após ano, disco após disco, até chegar aos dias atuais. Remanescentes da formação original e fundadores da banda, junto de Chico Science, Jorge Du Peixe, Dengue e Toca Ogan seguem também em carreira solo com novos trabalhos.
Compartilhem, deixe seu like





Morre idosa de 70 anos atropelada em Birigui
Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira no Candeias em Birigui
Prefeitura informa que não haverá coleta de lixo na terça-feira de Carnaval
Homem é preso após agredir a própria mãe no Recanto Verde, em Birigui
Homem é preso após agredir a esposa com paulada na cabeça em Birigui
Homem é preso pela ROCAM após fuga e flagrante de motocicleta adulterada em Birigui
PM apreende armas de fogo após desentendimento familiar em Santo Antônio do Aracanguá
Polícia Militar prende dois por tráfico de drogas no bairro Beatriz, em Araçatuba