Novo sistema de higienização da Santa Casa de Araçatuba vai diminuir risco de infecção

Da redação Diego Alves
A Santa Casa de Araçatuba implantou oficialmente nesta sexta-feira (7) um novo sistema de higienização para os quase 25 mil metros quadrados do complexo hospitalar, que tem 80% de áreas ocupadas por serviços de assistência aos pacientes.

A implantação deste novo sistema foi viabilizada com investimento de R$ 600 mil efetuado pelo UniSALESIANO, através do Programa Mais Médicos, que possibilitou a aquisição de máquinas, equipamentos e treinamento das equipes responsáveis pela higienização de todo o complexo hospitalar. Com este, sobe para R$ 9.216.604,64 o total de aportes efetuados pelo UniSALESIANO em melhorias na Santa Casa de Araçatuba.
Trata-se de um moderno conceito que utiliza máquinas, equipamentos e ferramentas especificas para limpeza úmida e desinfecção de superfícies e mobiliário hospitalar.
Além desta tecnologia, o sistema também proporcionou treinamento teórico e prático dos 150 colaboradores que atuam na higienização do hospital.
“A nova metodologia propiciada por essa inovação, será um grande salto na qualidade do Serviço de Higiene e Limpeza do Hospital, por todas as vantagens e benefícios que serão possibilitados”, define o administrador da Santa Casa de Araçatuba, Luiz Otávio Barbosa Vianna. O projeto tem a supervisão da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
De acordo com a enfermeira Marcela Machado Caldato, coordenadora da Gestão de Limpeza e Higienização da Santa Casa de Araçatuba, o sistema implantado pela RL Limpeza possibilita redução de riscos de infecção hospitalar. A Santa Casa de Votuporanga é apresentada como um dos cases da empresa. O processo foi implantado em janeiro de 2023 e, em seis meses, o hospital reduziu em 24% o risco de infecção relacionada à assistência dos pacientes e em 65% o risco de infecções causadas por bactérias multirresistentes.

Outra prevenção proposta pelo novo sistema visa a proteção dos trabalhadores da limpeza em relação à contaminação cruzada. Com a substituição dos procedimentos manuais por equipamentos com versatilidade para alcançar 100% das superfícies e mobiliários, “os colaboradores não utilizarão mais panos que precisam ser enxaguados em baldes de água para realização das tarefas”, afirma Marcela Caldato.
A utilização dos equipamentos e utensílios disponibilizados para novas técnicas de higienização e limpeza contribuirá para melhorar a ergonomia dos colaboradores, tornando as tarefas mais leves, com menor tempo de execução. Além disso, vai reduzir riscos de acidentes como quedas, lombalgias e outros eventos adversos.
Além efetividade da limpeza em prol da segurança dos pacientes, o novo sistema de higienização também prevê melhoria na produtividade, com expectativa de redução de até20% no tempo das tarefas.
Nas alas de internação, esta redução vai representar maior velocidade na liberação de quartos aos pacientes que aguardam acesso aos leitos.
Pelo sistema anterior, a limpeza terminal – higienização completa realizada após a saída dos pacientes dos leitos de um quarto – durava em média 2 horas. Com o novo sistema, estima-se que tempo médio deverá ser de 45 minutos.
A limpeza dos pisos dos corredores de todo o complexo hospitalar também ganhará eficiência e segurança. Em vez do trabalho manual, serão utilizadas máquinas que lavam, esfregam e secam as superfícies, possibilitando o trânsito de profissionais, pacientes e acompanhantes, com segurança.
Foram adquiridas 3 máquinas para os 6 andares das duas torres, para cobertura de dois andares por máquina.

O novo sistema também prevê economia de até 40% com produtos de limpeza. Pelo sistema anterior eram necessários por dia 150 litros de detergentes e desinfetantes concentrados….. litros de álcool para desinfecção de superfícies e mobiliários. “Com os novos equipamentos será necessário apenas um produto desenvolvido para limpar e desinfetar”, informa a coordenadora do setor, Marcela Machado Caldato.









Compartilhem, deixe seu Like





Pai encontra filho de 7 anos com olho roxo após visita à mãe e registra boletim de ocorrência, em Araçatuba
UniSALESIANO celebra tradição junina e aniversário do Reitor, Pe. Paulo Vendrame
Defesa Civil de Araçatuba orienta população para semana de chuvas e queda de temperatura
Fundo Social de Araçatuba beneficia crianças de duas instituições sociais com kits de inverno
Homem leva facada no abdômen após confronto com atual companheiro da ex em Araçatuba
Mulher tenta esconder drogas ao ver viatura, mas acaba presa por tráfico em Araçatuba
PROERD forma 37 alunos do Colégio COEB e reforça prevenção às drogas em Birigui
Produtor rural é multado em mais de R$ 45 mil por degradação ambiental em Buritama