Operação em Birigui flagra mais de 100 adolescentes em situação de trabalho infantil
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
O Grupo Especial Móvel de Fiscalização do Trabalho Infantil, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em articulação com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Federal (PF), realizou, entre os dias 10 e 14 de novembro, uma operação conjunta em Birigui (SP), para identificar e combater o trabalho infantil.

De acordo com a Polícia Federal, foram 53 empresas fiscalizadas, com mais de 100 adolescentes encontrados em situação de trabalho infantil. A legislação proíbe qualquer trabalho para menores de 16 anos, exceto como aprendizes a partir dos 14, e veda a adolescentes de 16 e 17 anos o exercício de atividades previstas na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Decreto 6.481/2008), como funções perigosas, insalubres, penosas, noturnas ou prejudiciais ao desenvolvimento.
Não houve vítimas resgatadas. Nos casos permitidos pela legislação, as empresas foram orientadas a adequar imediatamente as condições de trabalho, especialmente quanto à jornada e às atividades desempenhadas.

A ação também envolveu a rede de proteção local — Conselho Tutelar, Assistência Social, Sistema S e sindicatos — para encaminhamentos e acompanhamento das famílias.
Compartilhem, deixe seu Like





Colisão entre carro e motocicleta deixa duas mulheres feridas em Birigui
Família procura adolescente de 14 anos desaparecida em Araçatuba
PM estoura ponto de tráfico em rancho de Buritama e apreende arma de fogo, munições, drogas e dinheiro
Pane elétrica provoca incêndio e destrói van perto do pedágio de Rubiácea
Secretário Vagner Freire ministra palestra sobre segurança no Sesc Birigui
PM Rodoviária reforça fiscalização nas estradas durante a Operação Impacto no feriado da Consciência Negra