Operação em Birigui flagra mais de 100 adolescentes em situação de trabalho infantil
Foto divulgação
Da redação Diego Alves
O Grupo Especial Móvel de Fiscalização do Trabalho Infantil, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em articulação com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Federal (PF), realizou, entre os dias 10 e 14 de novembro, uma operação conjunta em Birigui (SP), para identificar e combater o trabalho infantil.

De acordo com a Polícia Federal, foram 53 empresas fiscalizadas, com mais de 100 adolescentes encontrados em situação de trabalho infantil. A legislação proíbe qualquer trabalho para menores de 16 anos, exceto como aprendizes a partir dos 14, e veda a adolescentes de 16 e 17 anos o exercício de atividades previstas na Lista das Piores Formas de Trabalho Infantil (Decreto 6.481/2008), como funções perigosas, insalubres, penosas, noturnas ou prejudiciais ao desenvolvimento.
Não houve vítimas resgatadas. Nos casos permitidos pela legislação, as empresas foram orientadas a adequar imediatamente as condições de trabalho, especialmente quanto à jornada e às atividades desempenhadas.

A ação também envolveu a rede de proteção local — Conselho Tutelar, Assistência Social, Sistema S e sindicatos — para encaminhamentos e acompanhamento das famílias.
Compartilhem, deixe seu Like





Governador visita AME de Araçatuba e anuncia R$ 42 milhões para ampliação
Governador entrega 733 novas moradias em Araçatuba
Polícia Militar registra redução expressiva da violência em 31 municípios da região de Araçatuba
Birigui fecha 2025 com alta de 13,8% nas exportações e maior superávit dos últimos anos
Fundo Social de Birigui está com inscrições abertas para cursos gratuitos para a população
Nova década: Bloco do Gordinho confirmasaída no sábado de Carnaval