Plantão de Notícias

Pais de alunos denunciam possível surto de covid-19 em escola de Araçatuba

Foto divulgação

Da redação Diego Alves

Pais de alunos da Escola Estadual Arthur Leite Carrijo, localizada no bairro Umuarama em Araçatuba, procuraram nosso parceiro  Araçatuba em Foco, para denunciar um possível surto de covid-19 entre professores e alunos da escola.

De acordo com os pais dos alunos, pelo menos cinco professores testaram positivo para a doença na última semana. Alguns alunos também estariam afastados das aulas pelo mesmo motivo.

Nesta quinta-feira (26), tivemos acesso a foto do atestado médico de um professor e coordenador pedagógico da escola. O atestado de 07 dias deixa claro que o motivo do afastamento é infecção por coronavírus.

Atestado médico de um dos professores

ESCOLA

A reportagem entrou em contato com o diretor da escola. O servidor confirmou que 03 professores estão afastados por infecção do coronavírus. Já com relação aos alunos ele não soube precisar quantos estariam afastados por covid-19. Disse ainda que está fazendo um levantamento junto a Secretaria Municipal de Saúde.

SECRETARIA ESTADUAL

Fizemos contato também com a Secretaria Estadual de Educação, que minimizou a situação. Através de nota a Secretaria confirmou os casos de coronavírus, apenas em alunos, porém não forneceu detalhes. Segue nota:

A Secretaria da Educação do Estado informa que os casos de COVID na unidade de ensino citada foram afastados das atividades presenciais. Os estudantes seguem com aulas remotas via Centro de Mídias de São Paulo, sem prejuízo para o aprendizado.

As aulas presenciais dos demais estudantes seguem os protocolos sanitários, como higienização constante das mãos, higienização e ventilação dos ambientes, uso obrigatório da máscara no transporte escolar, identificação e afastamento dos casos e monitoramento de seus contactantes. A Vigilância Epidemiológica Municipal está sendo notificada, e tão logo realize as orientações necessárias neste caso específico, as medidas serão tomadas pela unidade de ensino.  

MÁSCARAS

A Prefeitura de Araçatuba publicou um decreto nesta quinta-feira (26), com recomendação para a utilização de máscara de proteção facial em todos os ambientes fechados, sejam eles públicos ou privados.

Não haverá punição, por não ser uma obrigatoriedade, mas a administração pede que todas as pessoas utilizem o equipamento como forma de conter “o aumento progressivo da transmissão do coronavírus responsável pela Covid-19, cuja média móvel de casos saltou de 20 para 100 novos casos por dia, desde o início do mês de maio.”

De acordo com o decreto, a medida foi necessária ainda porque as alterações climáticas, com baixa temperatura e diminuição da umidade relativa do ar, levam “à fragilidade no sistema de defesa das pessoas, facilitando a invasão do organismo especialmente por vírus”.

Fonte: Araçatuba em Foco

Compartilhem, deixe seu Like 👍

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by