Palhaça Birita apresenta espetáculo e comanda oficina no Sesc em Birigui
Espetáculo “Birita Procura-se”, com Ariadne Antico | Foto: Renato Oliveira
Da redação Diego Alves
Todos os dias você acorda e percebe que tem contas para pagar. Com Birita não é diferente. Birita é uma palhaça com deficiência que, para (sobre)viver e quitar as contas, parte em busca de um emprego e desafia seus limites para desempenhar um papel importante na sociedade.

Assim como qualquer pessoa comum, ela tem metas e sonhos, mas estará ela preparada para enfrentar as frustrações que encontrará em seu caminho? Birita tem limitações reais ou impostas pela sociedade?
O espetáculo “Birita Procura-se”, da Cia Casa das Lagartixas, será apresentado nesta quinta-feira (29), às 20h, no Teatro do Sesc Birigui. Os convites já estão à venda, a partir de R$ 12 (credenciados plenos).
O espetáculo nasceu do desejo da atriz e palhaça Ariadne Antico de explorar e potencializar, por meio da linguagem do palhaço, sua deficiência e todas as “limitações” que ela carrega consigo. Ariadne tem paralisia cerebral, movimentos involuntários e dificuldade de fala. Porém, foi pesquisando profundamente o seu próprio corpo que a atriz encontrou a comicidade.
Assim, a peça se fundamenta no mercado de trabalho e das vagas de cota, temas que serviram como base para a construção dramatúrgica.
“Birita procura-se” percorreu diversos estados e cidades brasileiras e integrou a programação de importantes festivais nacionais e internacionais.

Oficina
Na véspera do espetáculo, a Ariadne Antico ministra a oficina O Diário do Ridículo, onde compartilha o processo de pesquisa da palhaça/atriz na área da palhaçaria e propõe aos participantes o início de um “diário” e de vivências pessoais e cotidianas, a fim de cada um encontrar possibilidades cômicas e dramatúrgicas. Por meio de jogos de improviso e vivências corporais, a artista explora com o grupo o seu “ridículo interior”.
Ariadne Antico é palhaça, atriz, performer, produtora, palestrante, co-diretora, artesã e ocasionalmente operadora de luz. Ela é conhecida pelos seus movimentos involuntários únicos e seu jeito de andar charmoso, não retilíneo e fora do eixo. Sua formação artística foi adquirida por meio de cursos livres de palhaçaria, bufonaria e teatro.
A Casa das Lagartixas
Fundada em São José dos Campos em 2003, a Casa das Lagartixas era composta por alunos da Casa de Cultura do Dom Pedro I, na periferia de São José dos Campos. Com um repertório cômico e a realização de Mostras de Teatro, a companhia teve uma breve duração até 2006.

Em 2015, a companhia foi retomada com o ideal de um grupo pluralizado, apresentando em seu repertório espetáculos solos que exploram dramaturgias pessoais como linha de pesquisa. A missão do grupo de artistas é promover acessibilidade comunicacional, inclusão e narrativas de memória, pertencimento e identidade.
Compartilhem, deixe seu Like





Homem dispensa droga para fugir da ROCAM, mas é preso ao tentar resgatar entorpecente
Mulher denuncia agressão e PM apreende pistola calibre .380 em condomínio de alto padrão em Birigui
Homem é preso pela GCM após ser flagrado tentando furtar lojas em frente ao mercado Bandeirante em Birigui
Jovem de 20 anos morre 12 dias após grave acidente de moto no Concórdia, em Araçatuba
Motociclista fica ferido em colisão com carro no centro de Birigui
Motociclista morre após bater em poste na madrugada deste sábado em Araçatuba
Treinador de futebol é acusado por abuso sexual contra adolescente em Araçatuba