Polícia Civil realiza palestra em escola de Brejo Alegre de como evitar a propagação de “Fake News”


Da redação Diego Alves
O Delegado de Polícia Eduardo de Paula e o Escrivão de Polícia Marco Aurélio Conde, realizaram uma palestra nesta quarta-feira (19), na Escola Estadual Agostinho Grigoleto, no município Brejo Alegre (SP). O bate papo com os alunos e funcionários da unidade de ensino, foi sobre os trabalhos realizados pela Polícia Civil no município, e os cuidados necessários para se evitar a propagação de “Fake News”.

Segundo o delegado de Polícia Dr° Eduardo de Paula, aos alunos foi esclarecido que as chamadas “Fake News” são notícias falsas que se propagam entre a população como se fossem verdadeiras e que com a internet, essas notícias se espalham em um ritmo muito rápido.
Fake News
Enfatizou ainda que, quem compartilha não checa se aquilo é verdade em poucos minutos, ocorrem centenas de compartilhamentos e uma notícia falsa (Fake News), atinge inúmeras pessoas, trazendo a insegurança e podendo até mesmo causar riscos para outras pessoas. O delegado ainda fez um exemplo durante a palestra, “como nos casos em que se acusa alguém de ter praticado um crime sem qualquer prova e esta pessoa vem a ser perseguida por terceiros” finalizou.

Escola
Por fim o delegado Eduardo de Paula disse que, “é papel da escola ensinar o aluno a perceber quando está sendo manipulado, e mais que isso, ensinar este aluno a pensar no porquê querem manipulá-lo”.
Durante a palestra, foi colocados diversos pontos de como combater e verificar informações antes de compartilhar, buscando sempre verificar a origem dos conteúdo recebidos via WhatsApp e redes sociais.
COMO COMBATER AS FAKE NEWS:

VERIFICAR A ORIGEM DO CONTEÚDO: Quem postou? Quais as características do perfil, site, ou pessoa que compartilhou a notícia?
OBSERVAR O CONTEÚDO: O texto está mal redigido? Há erros de português ou de formatação? Há o uso exagerado de pontuação ou se pede para ser compartilhado com urgência? Há frases do tipo “não querem que você divulgue isto”, “a grande mídia quer esconder algo”? Nunca ler apenas o título e o subtítulo, o conteúdo compartilhado pode ser diverso do que o título queria dar a entender!
PROCURAR O TEXTO EM BUSCADORES COMO O GOOGLE: Se agências de checagem já verificaram o conteúdo, se a notícia repercutiu em outros meios, ou se foi desmentida por pessoa ou entidade de reputação confiável.
VERIFICAR A ORIGEM DA IMAGEM: é possível fazer, pelo Google, busca reversa que indica a origem da foto. No caso de vídeos, há ferramentas que fazem a pesquisa no YouTube.





















SÓ COMPARTILHE APÓS CHECAR SE AS INFORMAÇÕES SÃO VERDADEIRAS!
Compartilhem, deixe seu Like