Plantão de Notícias

Polícia Militar Ambiental resgata Gato-Mourisco em propriedade rural de Glicério

Da redação Diego Alves

Policiais militares ambientais, foram acionados na madrugada desta última quinta-feira (09), para comparecer no município de Glicério (SP). A princípio o acionamento por um proprietário rural, se tratava de um filhote de Onça, porém ao chegar no local, os militares notaram de que se tratava de um filhote de Gato Mourisco.

Segundo informações da Polícia Militar Ambiental, foram acionados em uma área rural do município de Glicério (SP), para a entrega do felino, onde ele havi sido acuado pelos cães da propriedade durante a madrugada desta quinta-feira (09). Diante das informações os militares se deslocaram até a propriedade, aonde o felino foi resgatado e encaminhado até a associação protetora dos animais silvestres de Assis (SP).

No local o Gato Mourisco, recebeu cuidados e acompanhamento por médicos veterinário da associação.

Gato Mourisco

Também conhecido como jaguarundi, o gato-mourisco é um felino que apresenta o comprimento total do corpo entre 0,92 a 1,10 e podendo pesar de 2,5 a 5 quilos. Ocorre desde o sul do Texas até as províncias de Buenos Aires e Rio Negro na Argentina. No Brasil habita todos os biomas brasileiros, ainda não sendo precisos os registros da ocorrência dessa espécie no extremo sul do país.

Dos felídeos brasileiros é o mais comumente encontrado, porém não chega a ser abundante nas áreas em que ocorre. Podem ser encontrados indivíduos apresentando pelagem marrom escura, cinza ou avermelhada e normalmente essa diferença está associada as áreas em que ocupam (florestas ou áreas abertas). São de habitos terrestres e noturnos. Podem viver solitariamente ou aos pares. Se tornam macuros sexualmente por volta do segundo ano de vida. A gestação dura cercas de 75 dias da qual nascem em média dois filhotes.

A dieta é formada por roedores, aves, lagartos e anfibios. A ação antrópica causa um significativo impacto sobre as populações de gato-mourisco apersar de ser a única espécie de felideo no Brasil que não consta na Lista da Fauna Bralileira Ameaçada de Extinção.

Compartilhem, deixe seu Like 👍

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by