Plantão de Notícias

Polícia Militar de Birigui lança o cadastramento de propriedades Rurais do Programa “Vizinhança Solidária Rural”

Programa de Vizinhança Solidária Rural tem como objetivo reduzir a criminalidade na zona rural.

Da redação Diego Alves

A Polícia Militar da 4° Companhia de Birigui (SP) realizou nesta quarta-feira (31), uma reunião com proprietários e moradores de áreas rurais de Birigui e região, o PVSR (Programa Vizinhança Solidária Rural), que tem como objetivo aproximar a corporação de produtores, criadores de gado e moradores de áreas rurais, o intuito da reunião é de aumentar a segurança.

Com o objetivo de diminuir o número de roubos e furtos e levar mais segurança aos bairros rurais, moradores e proprietários participaram de uma palestra sobre o cadastramento do número de identificação de propriedades do projeto “Vizinhança Solidária Rural”. O projeto consiste em comunicar aos vizinhos e polícia em casos extremo e de suspeita. O encontro entre Polícia Militar e proprietários de áreas rurais em Birigui e região, foi realizado na Câmara Municipal de Birigui.

Segundo o policial Cabo PM Doná, a troca de informações entre os proprietários e moradores ajuda no combate à criminalidade.

“O projeto já existe em bairros rurais e está sendo muito bem executado o programa Vizinhança Solidária Rural. A filosofia é muito ampla e se aplica à qualquer local”, afirma o Cabo PM Doná da 4° Cia Polícia Militar de Birigui (SP).

GRUPO DE WHATSAPP

Uma das sugestões do cabo PM Doná foi a forma correta de utilização do grupo no aplicativo de mensagens WhatsApp entre os proprietários rurais e policiais. A ideia é que os proprietários rurais informem movimentações suspeitas a qualquer hora. Na dúvida, a orientação é que a Polícia Militar seja acionada via telefone 190, para ajudar no deslocamento de viaturas e caso de ocorrência.

NUMERAÇÃO EM PROPRIEDADES

Com este cadastro, tanto os policiais que trabalham no município quanto os que trabalham no Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) em Araçatuba (SP), terão as planilhas contendo as localizações de cada uma das propriedades rurais, de modo que o atendimento ocorra o mais rápido possível.

“As propriedades receberão identificações, as quais deverão ser instaladas na porteira e telhados de barracões, ou ate mesmo no telhado dos imóveis”, completou o policial.

CÂMERAS DE SEGURANÇA

A instalação de câmeras de segurança na zona rural não faz parte deste programa. Entretanto, fica a critério de cada proprietário rural instalar ou não câmeras em sua propriedade.

Hoje a equipe que realiza o trabalho em áreas rural e composta pelos policiais Cabo PM Doná e Soldado PM Barbeiro, que devido a presteza e agilidade nos atendimentos, tem realizado grande aproximação e respeito com proprietários rurais locais.

Fotos

Compartilhem, deixe seu Like

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by