Praça Nova recebe exposição “Mãos que transformam: tudo que ainda liga”, da ACREPOM
Mostra reúne obras criadas de forma livre pelos catadores de recicláveis de Araçatuba (foto: Divulgação).
Da redação Diego Alves
De 12 a 21 de setembro, o Shopping Praça Nova Araçatuba recebe a exposição “Mãos que transformam: tudo que ainda liga”, promovida pela Acrepom (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis de Araçatuba. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada no horário de funcionamento do centro de compras, no Espaço de Eventos, ao lado da C&A, no piso térreo.

A exposição reúne obras criadas de forma livre pelos catadores, que deram novos significados a materiais descartados, transformando resíduos em arte, expressão e reflexão. O processo criativo dos catadores foi marcado pela espontaneidade e pela experimentação de diferentes técnicas, resultando em peças autênticas, únicas e carregadas de sensibilidade.
A referência para os trabalhos foi a Arte Bruta, movimento artístico que valoriza produções de criadores autodidatas, livres de influências acadêmicas, trazendo inspiração do trabalho da artista Adriana Arcazas, de Araçatuba, arteterapeuta e arte-educadora responsável pelo projeto.
Fotografias e paisagem sonora
A exposição conta com fotografias assinadas por Rafaela Cândido, de Araçatuba, que revelam o gesto criador nas mãos dos catadores e mostram como repetição e rotina podem se transformar em linguagem artística. Rafaela é fotógrafa, jornalista, especialista em Gestão Cultural e cineasta, fundadora da iranti, produtora dedicada às narrativas negras, audiovisual, fotografia, memória e inovação cultural.

As imagens que compõem a série destacam o gesto e a potência criadora das mãos dos catadores. Cada dobra, encaixe e traço revela memórias acumuladas do trabalho diário, transformando repetição em linguagem e sobrevivência em arte.
Já a obra do artista, compositor e designer de som, Felipe Arcazas, convida o público a uma experiência sonora imersiva, construída a partir dos sons gravados na própria ACREPOM, como o maquinário, o trabalho dos catadores e o ambiente da associação. Felipe retorna à cidade após um período de vivências no Brasil e na Europa.
Além disso, participam do projeto os artistas: Lucimara Rezende, Gerson de Souza, Marcelo da Silva, João Vitor Santini, Cosme de Oliveira, Andrea Patrícia, Adriana de Amorim, Cleiton Espósito, Euclides Ribeiro, André Luís e Valdecir Faria.
Experiência artística e reflexão
Dessa maneira, a exposição contempla diferentes linguagens artísticas, ampliando a percepção sobre o poder transformador da reciclagem e da criatividade. Para a gerente de marketing do Praça Nova Araçatuba, Lívia Craidy, a mostra representa, além da experiência artística única, uma oportunidade de reflexão.

“É uma oportunidade para que o público reflita sobre sustentabilidade, inclusão e o valor do trabalho dos catadores. Cada obra carrega uma história e nos convida a olhar de outra forma para o que muitas vezes é descartado”.
Compartilhem, deixe seu Like





Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Elyeser, em Araçatuba
Irmãs são suspeitas por homicídio no condomínio Moradas, em Araçatuba
AGORA: Homem é morto a tiros em frente ao condomínio Moradas, em Araçatuba
Iluminação histórica transforma a Estrada Caram Rezek e reforça segurança até o Bairro Taveira
Rapaz é preso por suspeita de matar homem no bairro Vilella, em Araçatuba
Foragido da justiça é capturado no Centro Pop em Araçatuba
PM encontra cocaína em gaveta de agente de saúde dentro de UBS em Coroados
PM prende homem procurado pela Justiça durante evento na madrugada de domingo