Praça Nova recebe exposição “Mãos que transformam: tudo que ainda liga”, da ACREPOM

Mostra reúne obras criadas de forma livre pelos catadores de recicláveis de Araçatuba (foto: Divulgação).
Da redação Diego Alves
De 12 a 21 de setembro, o Shopping Praça Nova Araçatuba recebe a exposição “Mãos que transformam: tudo que ainda liga”, promovida pela Acrepom (Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Materiais Recicláveis de Araçatuba. A mostra tem entrada gratuita e pode ser visitada no horário de funcionamento do centro de compras, no Espaço de Eventos, ao lado da C&A, no piso térreo.

A exposição reúne obras criadas de forma livre pelos catadores, que deram novos significados a materiais descartados, transformando resíduos em arte, expressão e reflexão. O processo criativo dos catadores foi marcado pela espontaneidade e pela experimentação de diferentes técnicas, resultando em peças autênticas, únicas e carregadas de sensibilidade.
A referência para os trabalhos foi a Arte Bruta, movimento artístico que valoriza produções de criadores autodidatas, livres de influências acadêmicas, trazendo inspiração do trabalho da artista Adriana Arcazas, de Araçatuba, arteterapeuta e arte-educadora responsável pelo projeto.
Fotografias e paisagem sonora
A exposição conta com fotografias assinadas por Rafaela Cândido, de Araçatuba, que revelam o gesto criador nas mãos dos catadores e mostram como repetição e rotina podem se transformar em linguagem artística. Rafaela é fotógrafa, jornalista, especialista em Gestão Cultural e cineasta, fundadora da iranti, produtora dedicada às narrativas negras, audiovisual, fotografia, memória e inovação cultural.

As imagens que compõem a série destacam o gesto e a potência criadora das mãos dos catadores. Cada dobra, encaixe e traço revela memórias acumuladas do trabalho diário, transformando repetição em linguagem e sobrevivência em arte.
Já a obra do artista, compositor e designer de som, Felipe Arcazas, convida o público a uma experiência sonora imersiva, construída a partir dos sons gravados na própria ACREPOM, como o maquinário, o trabalho dos catadores e o ambiente da associação. Felipe retorna à cidade após um período de vivências no Brasil e na Europa.
Além disso, participam do projeto os artistas: Lucimara Rezende, Gerson de Souza, Marcelo da Silva, João Vitor Santini, Cosme de Oliveira, Andrea Patrícia, Adriana de Amorim, Cleiton Espósito, Euclides Ribeiro, André Luís e Valdecir Faria.
Experiência artística e reflexão
Dessa maneira, a exposição contempla diferentes linguagens artísticas, ampliando a percepção sobre o poder transformador da reciclagem e da criatividade. Para a gerente de marketing do Praça Nova Araçatuba, Lívia Craidy, a mostra representa, além da experiência artística única, uma oportunidade de reflexão.

“É uma oportunidade para que o público reflita sobre sustentabilidade, inclusão e o valor do trabalho dos catadores. Cada obra carrega uma história e nos convida a olhar de outra forma para o que muitas vezes é descartado”.
Compartilhem, deixe seu Like