Plantão de Notícias

Prefeitura de Araçatuba iniciará obra da Ponte Preta

Da redação Diego Alves

Ordem de serviço para a construção da Ponte Preta, que ligará a zonas norte e leste de Araçatuba, foi assinada na tarde desta segunda-feira (30), pelo prefeito Dilador Borges.

O local da obra é na via Agnaldo Fernando dos Santos ART 346, sem número, no bairro Cafezópolis, beneficiando passagem sobre o ribeirão Baguaçu, e terá vão (comprimento da ponte) previsto de cerca de 40 metros. Em 2009, a Ponte Preta foi destruida pela força da água, durante temporal.

Será construída ponte mista de concreto e aço, pela empresa Ecopontes Sistemas Estruturae Sustentáveis LTDA, com prazo de 300 dias e valor total da obra de R$ 4.869.145,32, sendo R$ 3.895.316,26 repassados pelo Governo do Estado de São Paulo. O complemento do valor será custeado pelo município.

O secretário Municipal Ernesto Tadeu Capella Consoni (SMPUH) define que o maior benefício que a ponte preta vai promover será descarregar todo o movimento da zona norte que se dirige à zona leste para as vias ela liga. “Transportes de cargas pesadas, que acessam ruas como Silva Grota, Anselmo Manarelli e rua do Fico e hoje ocupam uma via supercongestionada: a rua Dos Fundadores, que se liga à avenida dos Araçás, em direção aos bairros da Zona Leste, terão esta nova via de escoamento. Os moradores e trabalhadores dos bairros dessas duas regiões terão distancias de deslocamento encurtadas, sem necessidade de pegar o trânsito do centro da cidade”, detalhou.

Consoni ainda valoriza o acesso facilitado aos moradores da zona leste para as importantes vias como rua Aviação, aeroporto Dario Guarita, às vias Etelvino Pereira dos Santos, avenida Prestes Maia e setores comerciais da avenida José Ferreira Batista e rua Do Fico. A via tera ligação direta ao bairro Água Branca.

A região a ser beneficiada ainda tem em seu entorno os acessos à Estação de tratamento ETE Baguaçu Samar, cooperativa Cooper Araçá de catadores de recicláveis, usina de compostagem e EEE Água Branca, além de mais um acesso ao Hot Planet Thermas Park.

O prefeito Dilador Borges destaca que essa verba teve liberação anunciada pelo então Governador Rodrigo Garcia, em junho de 2022, e mantida em 2023 pelo atual governador, Tarcísio de Freitas, durante pronunciamento em sua primeira visita a Araçatuba à frente do governo paulista, em 12 de janeiro de 2023. “Mais uma obra de grande porte que só é possivel através de parceria e nós temos a mais forte delas, que é com o Governo do Estado de São Paulo. Uma verba conseguida na administraçao passada e que o nosso novo governador Tarcisio manteve, assim como sua palavra de dar continuidade às obras iniciadas, pois também é municipalista e desenvolvimentista”.

“Uma das marcas da nossa administração é o forte investimento em mobilidade urbana, no intuito de transfomar Araçatuba em uma cidade toda interligada, com acessos rápidos e de qualidade entre os bairros, centro, rodovias e aréas rurais, renovando asfalto e ampliando avenidas. Agora é a ponte preta que vai melhorar a vida dos moradores e usuários deste ponto que se perdeu há alguns anos e agora será restabelecido”, celebrou o prefeito.

Compartilhem, deixe seu Like 👍

1
Olá !
Fale Conosco.
Powered by