Prefeitura de Birigui apresenta moderno Código de Obras do Município para os vereadores

Da redação Diego Alves
O novo COE (Código de Obras e Edificações), elaborado pela Secretaria Municipal de Obras de Birigui, foi apresentado aos vereadores nesta quarta-feira (20/07), na Câmara Municipal. Para ser validado, o conjunto de normas ainda precisa passar por votação e aprovação na Casa de Leis.

O secretário de Obras, Rogério Fernandes, explicou que o objetivo do conjunto de regras é conciliar o desenvolvimento ordenado da cidade com o desenvolvimento econômico, a fim de que o processo de emissão de alvarás de construção esteja de acordo com as legislações e seja realizado de maneira eficiente, simples e transparente.
Conforme o secretário, todas as aprovações de projetos para construção, até o momento, têm como base o Código Sanitário Estadual, de 1978. Em 2010 houve a formatação de um conjunto de regras, que não atende mais as especificidades da cidade que vivenciou grande expansão demográfica na última década.
“Temos em vigor regras desatualizadas para a realidade de nossa cidade. A ideia com o novo código é modernizar, desburocratizar e disciplinar o setor, melhorando efetivamente o ambiente de negócios em Birigui e, consequentemente, a geração de empregos”, afirmou Fernandes.

CONSULTORIA
Para a elaboração do novo COE, o município contou com o auxílio do consultor do Consórcio Empreendedor do Sebrae-SP, Alejandro Fonseca. O código foi apresentado também para associações, entidades de classes, agências que trabalham com financiamento imobiliário e profissionais da área.
“Foram três meses, mais de 120 horas de trabalho e incontáveis encontros para buscarmos os melhores caminhos para disciplinar a construção civil e deixar Birigui em condições de enfrentar o futuro neste setor”, contou o secretário de Obras.
Participaram da elaboração do novo código o diretor de Desenvolvimento Urbanístico, Person Roberto da Costa Junior, o técnico de edificações, Antonio Marcos Feresin e os arquitetos Ronaldo Carmine e Estela Nogarotto Kohl, todos servidores da Secretaria Municipal de Obras.

NORMAS
O conjunto de normas é composto por 100 artigos, descritos em 22 páginas. De maneira clara e direta, ele faz apontamentos, dá novos prazos, esclarece condições e ainda prevê a democratização na cobrança de taxas referente a construção civil no município.
O novo Código de Obras também traz definição clara de quais são as obrigações do Poder Público, do proprietário do empreendimento e do responsável técnico pelo projeto e pela execução da obra. Ele ainda impõe maior rigor para protocolo de processos.
Compartilhem, deixe seu Like





Caminhão derruba poste de iluminação, e avenida é parcialmente interditada pela GCM em Birigui
Birigui terá quatro dias de capacitação regional em saúde mental
Formatura do PROERD reúne cerca de 100 alunos da Escola Dirce Spínola Najas em Birigui
Casal acusado de matar dois amigos no Parque das Nações vai a júri popular em Birigui nesta quinta-feira
Papai Noel dos Correios – Começou a maior ação de solidariedade natalina do país
PAT de Birigui recebe currículos de interessados em trabalhar na construção do Hospital Estadual
Assassino de policial em Araçatuba morre em confronto com PM em Três Lagoas
Adolescente é apreendido com 59 pinos de cocaína no bairro Traitu, em Araçatuba
Araçatuba vai criar 110 vagas de curta duração no trânsito para garantir rotatividade no final de ano