Projeto ‘De Bem Comigo’ é lançado em encontro regional de políticas públicas para mulheres em Birigui

Da redação Diego Alves
A Prefeitura de Birigui lançou o projeto ‘De Bem Comigo’ de dignidade menstrual para mulheres em situação de vulnerabilidade social durante o 1º Encontro Regional de Fortalecimento de Políticas Públicas para Mulheres, realizado na última quarta-feira (05-04), com a presença da secretária estadual de Políticas Públicas, Sonaira Fernandes.

A iniciativa reuniu primeiras-damas e responsáveis pela assistência social dos municípios das regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto. Também estiveram presentes a diretora regional de Assistência e Desenvolvimento Social, Martha Helena Pimenta e o delegado titular da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) de Birigui, Ícaro Oliveira Borges.
Os convidados foram recepcionados pelo prefeito Leandro Maffeis e pela primeira-dama, presidente do Fundo Social de Solidariedade, Silvana Caetano Gomes Leal Milani.
O projeto ‘De Bem Comigo’ conta com o apoio da Acib (Associação Comercial e Industrial de Birigui) e outras 13 empresas (Grupo JR Soluções, Farmalar, Zeta Birigui, Colégio Criando Asas, Incal, Ótica Vendrame, La Femme, Rádio Pérola, Morena Móveis, Sicoob Paulista, Tosel, Meias Dallf e Bandeirante Supermercados).

Conforme explicou o prefeito no evento, até o final deste ano, por meio da Secretaria de Assistência Social, serão distribuídos mil kits contendo dois pacotes de absorventes, um sabonete íntimo e um folheto explicativo, para as mulheres atendidas pelos programas sociais.
“Essa é apenas uma pequena parcela que estamos ofertando para as mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica em nosso município. Sabemos que, infelizmente, em determinados períodos do mês elas deixam de cumprir com seus afazeres, por não terem o básico. Por isso, estamos trabalhando para que elas possam ter esse mínimo de dignidade”, ressaltou Maffeis.
CAPACITAÇÃO
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Birigui avaliou durante o Encontro Regional que o investimento em Políticas Públicas Para Mulheres é o primeiro passo para uma nova realidade nos municípios.
“Temos apoio para a capacitação desse público, mas é preciso fazer mais como, por exemplo, devolver a autoconfiança para elas. Também precisamos dar apoio financeiro por meio de linhas de crédito específicas, para que elas possam alçar nova condição de vida para elas e suas famílias”, observou Silvana.
ESTADO
A secretária de Estado, Sonaira Fernandes, explicou que o objetivo do governador Tarcísio de Freitas em implementar a Secretaria da qual se tornou titular, foi justamente para que a equipe buscasse meios de ajudar o público feminino do Estado de São Paulo que sofre tendo enfrentar situação econômica adversa e a violência no âmbito de seus lares.

“Nosso trabalho está sendo pautado na parceria com as Secretarias de Segurança Pública e de Desenvolvimento Econômico. Muitas mulheres ainda enfrentam situação de violência junto de seus parceiros, devido a dependência financeira a qual estão submetidas. É essa autonomia que precisamos proporcionar para elas”, acredita a secretária.
Durante o evento foi sancionada a lei municipal 7.245, de 28 de março de 2023, que institui a campanha permanente em Defesa dos Direitos da Mulher e Contra as Violências e Discriminações de que são vítimas, de autoria da vereadora Osterlaine Henriques Alves.
Foram homenageadas durante o 1º Encontro Regional de Fortalecimento de Políticas Públicas para Mulheres:
Elaine Zamai (confeiteira);
Greyce Couto Borges dos Santos (corte e costura);
Andréia de Alcântara Cerizza (coordenadora dos pesquisa e inovação do Instituto Federal de São Paulo – Câmpus Birigui);
Alessandra Vieira da Silva (cronista);
Carolina de Fátima Valadão Sônego (poetisa);
e Luciana Viana dos Santos (artesã).



Compartilhem, deixe seu Like





Motociclista é socorrido após colisão com Jeep em cruzamento de avenidas em Birigui
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro São José, em Araçatuba
Glicério celebra 100 anos de história, progresso e orgulho para sua população
PM encontra cocaína em gaveta de agente de saúde dentro de UBS em Coroados
Motociclista fica gravemente ferido após acidente na Elyeser, em Araçatuba
Irmãs são suspeitas por homicídio no condomínio Moradas, em Araçatuba
Mulher condenada por tráfico de drogas é presa pela PM em Araçatuba