Santa Casa de Araçatuba Consegue Recuperação Judicial e Inicia Plano de Reestruturação

Da redação Diego Alves
O juiz Paulo Roberto Zaidan Maluf, da Vara de Conflitos Empresariais e Tribunais de São José do Rio Preto, deferiu o pedido de recuperação judicial da Santa Casa de Misericórdia. A decisão, possibilita a imediata instalação do plano de recuperação, ajuizado pela diretoria do hospital em 24 de julho e inicio das várias etapas que terão de ser cumpridas pela instituição.

Para o provedor da Santa Casa de Araçatuba, Petrônio Pereira Lima, “O deferimento do pedido de recuperação judicial é um passo muito importante para garantir a continuidade dos serviços da Santa Casa de Araçatuba. Diante do déficit acumulado nos últimos anos, agravado pela explosão das demandas a partir do pós- pandemia de Covid-19, nossa principal preocupação no momento é manter em dia os pagamentos dos salários 1.760 colaboradores e os proventos dos médicos; proteger os ativos da instituição e assegurar a continuidade da nossa atividade assistencial. A Santa Casa de Araçatuba é fundamental para a região, sendo o único hospital SUS que oferece atendimento de alta complexidade para quase 1 milhão de habitantes de 40 cidades. Realizamos aproximadamente 320 mil procedimentos por ano, e essa medida nos permitirá readequar nosso passivo à nossa capacidade de geração de caixa”.
O advogado Dr. Rodrigo Santos Perego, fundador do Escritório Santos Perego & Nunes da Cunha Advogados Associados, sediado em Brasília-DF, contratado para elaborar e conduzir ação de recuperação judicial, explica que a recuperação judicial se apresenta como uma alternativa de solução para a Santa Casa de Araçatuba superar a crise financeira e continuar atendendo a população com a qualidade e a emergência necessárias É preciso destacar que o caso emblemático da Santa Casa de Araçatuba pode ser replicado por outras entidades que infelizmente enfrentam o mesmo problema de déficit e insuficiência dos repasses do SUS”.
Perego, que é especialista em direito público, já atuou em outros casos de (R.J) em favor de hospitais filantrópicos, informa que a partir da efetiva instalação da recuperação judicial, a Santa Casa de Araçatuba terá de apresentar um plano detalhado de recuperação que incluirá discriminação dos meios a serem utilizados para a redução do passivo e otimização das receitas; demonstração da viabilidade econômica do plano; relação econômico-financeira de bens e ativos do hospital; e estipulação da ordem de preferência para o pagamento dos credores.
As próximas etapas também incluem:
Nomeação do Administrador Judicial: A Justiça nomeará um administrador judicial para fiscalizar as atividades da Santa Casa e assegurar o cumprimento do plano de recuperação. Este administrador apresentará relatórios mensais sobre as atividades e a execução do plano. Em situações extraordinárias, poderá substituir temporariamente a gestão do hospital, a critério do juiz e de parecer do Ministério Público.

Constituição da Assembleia Geral de Credores: O juízo da recuperação ordenará a publicação de um edital para convocar uma Assembleia Geral de Credores. Esta assembleia, presidida pelo administrador judicial, deliberará sobre o plano de recuperação judicial, opinando pela sua viabilidade.
Durante o trâmite do processo, todas as execuções, obrigações ou medidas de constrição de patrimônio contra a Santa Casa serão suspensas (o chamado “stay period”).
Os créditos a serem pagos pela instituição deverão ser habilitados no processo de recuperação judicial e serão pagos conforme o plano de recuperação, centralizando todas as deliberações sobre a associação, bem como eventuais impugnações de crédito em um único juízo.
Homologação do juízo sobre o plano: Após a aprovação do plano de recuperação pelos credores, haverá a apreciação judicial sobre sua viabilidade e legalidade. Se o plano for considerado adequado, o juiz homologará o documento, dando início definitivo ao processo de reestruturação do hospital e ao pagamento dos credores.

A medida visa proporcionar uma reestruturação organizada e viável da Santa Casa de Araçatuba, garantindo a continuidade dos serviços de saúde prestados à comunidade paulista.
Compartilhem, deixe seu Like





Prefeito Hairtinho celebra conquista de ambulância 0 km viabilizada pelo deputado Rogério dos Santos
Pediatria da Santa Casa de Birigui distribui presentes de Natal para crianças internadas
Mutirão Oftalmológico transforma a vida de 145 crianças com entrega gratuita de óculos em Araçatuba
Provedor da Santa Casa de Araçatuba pede em Brasília mais prazo para captar doações do IR
Pioneira na enfermagem da Santa Casa de Araçatuba, Neusinha encerra ciclo no hospital após 63 anos de trabalho
Saúde de Birigui fará coleta de Papanicolau no Ambulatório Saúde da Mulher, neste sábado
Show da Virada retorna e movimenta Coroados nesta quarta-feira
Homem é preso após ameaçar a mulher com arma de fogo, em Araçatuba
Motociclista é socorrido após colisão com Jeep em cruzamento de avenidas em Birigui
Homem é preso por tráfico de drogas no bairro São José, em Araçatuba